EM BUSCA DE SENTIDO

De uma maneira geral, todos nós temos cadastro em pelo menos uma Rede Social

Andrea Leite Carvalho

De uma maneira geral, todos nós temos cadastro em pelo menos uma Rede Social ou utiliza serviços do Google ou de outras empresas para se manter informado e se sentir parte da sociedade globalizada que vivemos. Contudo, poucas pessoas sabem utilizar esses meios de maneira consciente, sem deixar-se manipular por eles.

20210131_095727Embarquei nessa busca de respostas verdadeiras a pouco tempo e hoje vejo a importância de trazer à luz alguns pontos para reflexão sobre esse assunto. Claro que é impossível ter conhecimento de tudo o que acontece ao nosso redor tendo em vista a grande e constante evolução da tecnologia a cada minuto que passa. Por isso, meu objetivo é apenas lançar indagações que te levem a se perguntar: “Qual é o meu comportamento diante da internet e dos inúmeros meios de comunicação que tenho acesso”?

Como uma simples Postulante e futura Noviça, percebo que o maior desafio hoje é saber utilizar a internet e não deixar que ela se utilize de nós. As Redes Sociais e demais meios deveriam estar a nosso serviço e não o contrário. Infelizmente somos tratados como mais um produto no mercado, usados e descartados quando perdemos a utilidade e o pior de tudo é que nos deixamos vender sem ao menos perceber.

Cada dia que passa, mais anunciantes pagam pela nossa atenção na internet, fazendo com que haja um crescente número de profissionais que buscam formas de manter a nossa atenção nas telas, independente dos problemas que isso pode nos causar. Jovens e crianças estão tendo seus futuros comprometidos por estarem constantemente expostos a armadilhas de designers gráficos e de propagandas abusivas que entram no tronco cerebral e alteram a autoestima e a identidade deles.

Isso tudo acontece pela luta compulsiva por lucro, poder, riquezas...

20210206_132727Estamos sendo experimentados o tempo todo como ratos de laboratório, mas não para o nosso bem comum, mas para o crescimento de poucos. Utilizam nosso psicológico, que é vulnerável, contra nós mesmos para nos seduzir e manipular. E assim, vamos nos tornando cada vez mais viciados em busca de suprir as nossas carências.

Entretanto, esse não é o nosso futuro. “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1), por isso temos tudo nas mãos para buscarmos a verdadeira felicidade, a satisfação inteira e completa que só encontramos naquele que nos ama com amor eterno. Aquele que é Amor nos chama a amar os irmãos e a buscar o melhor para todos. Não nos deixemos levar pela negatividade. Sejamos fieis discípulos que utilizam as ferramentas criadas, para o bem comum, a paz, a fraternidade e o amor.

Papa Francisco afirma que “a internet pode oferecer maiores possibilidades de encontro e de solidariedade entre todos; e isto é uma coisa boa, é um dom de Deus”[1]. Portanto façamos do ambiente digital, um lugar de encontro, onde as notícias falsas, teorias da conspiração, discursos de ódio, discriminação e tudo que é contrário ao bem, não encontrem espaço para se difundirem.

Compartilhemos amor, curtamos mais as coisas boas e quando possível, deixemos o mundo digital de lado para cuidar do que realmente importa: Deus e as pessoas que estão ao nosso lado. Assim seremos profetas do amor, anunciadores do Reino, artífices da paz, sonhadores de um mundo melhor e mais humano.

Andrea Leite Carvalho é Postulante das Missionárias da Consolata, Brasil, prestes a iniciar o Noviciado.

[1] PAPA FRANCISCO. Mensagem para o XLVIII Dia Mundial Das Comunicações Sociais. Disponível em: <http://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/communications/documents/papa-francesco_20140124_messaggio-comunicazioni-sociali.html>