IRMÃ LIRIA (ALIDA) RONCHI NOS DEIXA COM SAUDADES

Faleceu dia 16/06/21 no hospital municipal de São Miguel Paulista, SP

Por Lourdes Bonapaz

Faleceu dia 16/06/21 no hospital municipal de São Miguel Paulista, SP, nossa querida irmã Álida Ronchi por complicações da COVID 19, com 87 anos de idade e 68 de Profissão Religiosa.

DSC04972Ir Álida era natural de Rio do Oeste, SC e lá mesmo ingressou no Instituto das Irmãs Missionárias da Consolata em 1948.  Fez toda sua formação e preparação para a Vida Religiosa também em Rio do Oeste.

Irmã Álida, enfermeira de Profissão, estudou e trabalhou em Hospitais em São Paulo com grande dedicação e sem demostrar suas preocupações e cansaço. Pelo contrário, mostrava sempre um leve sorriso no rosto fruto do seu prazer em servir.

Serviu como Missionária, Além Fronteiras, na Guiné Bissau, por bem 4 anos sendo a responsável pela formação das mães que cuidavam das crianças na Organização do ‘SOS’ em Bissau.

Aqui no Brasil passou por várias comunidades exercendo a função de responsável da Comunidade e do cuidado das doentes, além de outros trabalhos e isso sem fazer pesar a ninguém. Por todos os lugares e missão realizadas deixou em rasto de alegria e felicidade próprio de uma pessoa realizada em sua vocação Religiosa Missionária da Consolata. É assim que as pessoas a lembram e com saudades.

Eu também vivi com ela na Comunidade da Casa Regional nos inícios dos anos 80 quando eu era responsável pela formação inicial e ela era a Superiora da comunidade. A Casa Regional estava ainda em construção, na sua última ala. Todas trabalhávamos muito, mas, nós as mais jovens fazíamos limpezas e plantávamos a grama que ainda hoje se vê no jardim etc....

Irmã Álida sempre encontrava um tempinho para estar conosco e fazer um pequeno agrado. Às vezes nos oferecia um copo de suco fresco, outras, um bombom, ou simplesmente estava ali nos fazendo companhia e isso nos ajudava a continuar com alegria e generosidade. São esses pequenos gestos de cuidados que deixam marcas e mostram a ‘grandeza de alma de alguém’! Obrigada irmã Álida pelo dom de tua vida toda doada a serviço das Irmãs e da Missão, sempre com alegria e grande disposição de alma. Passaste fazendo o bem, bem feito, como nos dizia Pai Allamano.

Lourdes Bonapaz é Missionária da Consolata, SP