CELEBRAR O NATAL COMPROMETE

Natal é festa de alegria, é celebração, mesmo em tempo de pandemia

Por Lourdes Bonapaz

Natal é festa de alegria, é celebração, mesmo em tempo de pandemia! Mas este ano de 2020, o NATAL nos convoca a um encontro mais íntimo com o Menino do Presépio que veio para nos salvar.

Diante do Presépio, na manjedoura de Jesus, queremos colocar a dor e sofrimento, a solidão e preocupação de tantas famílias que estão vivendo momentos difíceis e de luto, de incertezas do amanhã.
Colocamos também a alegria de ver que tantos irmãos e irmãs abrem generosamente seus corações, para de muitos modos, aliviar esses sofrimentos e a dor imensurável de muitos; colocamos a alegria em ver esforços e progressos na busca de uma solução, de uma vacina, contra o coronavírus, e assim diminuir a angustia de tantas famílias e sanar a humanidade inteira.

Tudo isso é sinal de esperança, é uma luz em meio às trevas e incertezas futuras que a humanidade está passando. Assim todo e qualquer gesto de solidariedade, por pequeno que seja, em prol do outro é sempre bem-vindo e louvável; é motivo de alegria, de celebração do Natal do Senhor.
Jesus nasceu pequenino, indefeso, pobre, necessitado, exatamente como nos sentimos neste momento histórico que estamos vivendo. Ele o Filho do Deus altíssimo, o Salvador, nasceu pobre, mas Ele é o Senhor do mundo.
Vamos aprender que, Deus está presente e se manifesta em pequenos gestos, em humildes e frágeis criaturas. Não é em grandes eventos, festas, etc. que encontraremos Jesus neste Natal, mas a fragilidade e a pequenez são o caminho certo que nos levará a encontrar Jesus.

20201214_112805- Em nossa casa Allamano onde moram as irmãs idosas, doentes e mais fragilizadas, encontrei este lindo presépio, feito por elas mesmas. Nele expressam a riqueza de um coração Missionário, transbordante de Jesus, fruto de encontros intermináveis e horas de adoração. É em Jesus que elas encontraram energias vitais para preparar um lindo lugar para Jesus nascer na noite de NATAL. Se o Presépio material ficou assim lindo, imagino como não será o presépio de seus corações, tecido e ornado por tantas pessoas que receberam a graça de conhecer Jesus através de sua ação Missionária...!

131327953_704845533478595_6491615139138815823_nOrgulho-me muito de minhas irmãs mais velhas. Elas têm um brilho, uma luz no olhar que você não encontra em lugar algum! Sim a luz que é Jesus enobrece a alma e a simplicidade faz brotar um sorriso de criança inocente, faz sentir a presença de Deus criador e nos eleva para o alto, para o céu.

Vamos celebrar o NATAL familiar e comunitário, na sobriedade e simplicidade de Belém, convidando a Sagrada Família de Nazaré para cear conosco no altar do coração e agradecer a Jesus, o Salvador esperado neste Natal, por tantas graças recebidas durante este ano de 2020.
FELIZ NATAL A TODOS e um ABENÇOADO NOVO ANO!

Lourdes Bonapaz é Missionária da Consolata, SP