“DEIXEMOS TUDO NAS MÃOS DE DEUS’

Assembleio do Território Brasil

Por Lourdes Bonapaz

Ao final do nosso Retiro Espiritual orientado pelo Padre José dos Passos, SJ, onde um bom número de Irmãs participou, com grande empenho e fecundo silêncio orante, iniciamos dia 10 deste, a nossa Assembleia do Território Brasil, conforme os protocolos do Corona vírus.
Foram dias de intenso trabalho: estudo, reflexões, oração e partilha. Tudo permeado por uma convivência alegre e porque não dizer, cheia de saudades, pois nunca tínhamos passado tanto tempo sem nos encontrarmos presencialmente.

20201111_084506Iniciamos motivadas pela frase do Fundador: “Deixemos tudo nas mãos de Deus...” com o respectivo símbolo.
Em seguida, Ir. Gabriella Bono, Superiora, apresentou os objetivos e a síntese de tudo o que foi realizado em todos os encontros presenciais e virtuais nesse período. Houve momento de oração e interiorização do vivenciado neste tempo pela Direção e comunidades da Região.

20201114_150508Nos dias que se seguiram, cada uma das conselheiras, em turno, orientou uma jornada de trabalhos e partilha sobre o estudo que as comunidades tinham realizado, sobre oito temas previamente enviados como: nossa visão de Instituto, renovamento espiritual, missão, formação, etc. etc. ... foi uma riqueza imensurável! Sentimos muita gratidão e apresso pela partilha e colaboração das comunidades. De verdade Deus colocou em nossas mãos um grande tesouro para ser compartilhado e aumentado...

Durante a assembleia tivemos também lindas surpresas como: a presença de irmã Maria Conceição da Silva, conselheira geral para a América, mesmo que virtualmente, nos encheu de alegria por sentirmos sua proximidade e apoio.
Madre Simona Brambilla também se fez presente virtualmente e causou uma explosão de alegria e gratidão nas participantes pela sua palavra de sabedoria. Refletindo sobre o tempo atual que vivemos, citou a parábola do Bom Samaritano Lc 10, 30... . Alguém que encontra em seu caminho, um desconhecido, necessitado, machucada e cuida dele. Tira daquilo que tinha, do que era seu, ‘óleo e vinho’ para cuidar, curar, sanar e enfaixar as feridas do outro. Convidou-nos então a olharmos para quem está ao nosso lado, para quem vive ou trabalha conosco; para quem encontramos no caminho da vida em nosso ‘missionar’; convidou ainda a olharmos para dentro de nós e tirarmos de dentro o remédio que o irmão, a irmã necessita para reviver, para retomar o seu caminho, o seu trabalho, a sua vida. Sim quanto bem podemos fazer! Quão melhor poderemos viver e sermos felizes, fazendo outros felizes também.

20201111_103222Concluímos nossa Assembleia com uma belíssima oração. Saímos cantando em procissão, da sala da assembleia até à imagem da Mãe Consolata que se encontra no pátio, em frente da Casa Regional, onde aconteceu o encerramento. Aí cantamos o nosso Magníficat de gratidão por toda a proteção e bênçãos durante esse tempo de graça.
Gratidão também à Irmã Gabriela e seu conselho pelo caminho andado. E pelo lembrete que nos deixaram: uma caneta com o escrito “Deixemos tudo nas mãos de Deus”.
Santíssima virgem Consolata, rogai por nós, que recorremos a vós!

Lourdes Bonapaz é Missionária da Consolata,SP