IRMÃ CECILIA JOSÉ FEZ SUA PÁSCOA

Dedicou grande parte de sua vida ao ensino de Corte-costura e na promoção da Mulher

Por Lourdes Bonapaz

20220519_105450Irmã Cecilia José França Costa nasceu em 1937, Sta. Maria Maior – Funchal, PORTUGAL.
Ainda pequena veio, com sua família ao Brasil, que se tornou a sua pátria.
Com 21 anos entrou no Instituto em São Paulo onde fez toda sua formação inicial e preparação missionária.

Dedicou grande parte de sua vida ao ensino de Corte-costura e na promoção da Mulher, o que fazia com grande competência, dedicação e alegria. Tinha um caráter sereno e se mostrava disponível para qual coisa que lhe pedissem. Trabalhou em quase todas as nossas comunidades aqui do Brasil: Horizontina RS, Rio do Oeste SC, Auriverde GO, Monte Santo BA, Centro N. S Aparecida SP, etc. ... ensinando catequese e pastorais várias, nas paróquias e comunidades, mantendo sempre a mesma disposição de alegria.

“A única coisa que não nos será tirada é o que já doamos” diz Jean Yves Lelou.
Ir. Cecília José deu tudo e com alegria, alegria contagiante que coloria nossas vidas também! Alegria que era fruto de sua fé e esperança, sua intensa relação com o Senhor Jesus, não sem sofrimentos e provações. Compartilhou esta alegria com todas as pessoas que encontro em Portugal, no Brasil e Moçambique através da Pastoral e do artesanato.

bb11804b-6a84-41fb-a074-b80a2370e537Tinha também o dom de cantar e contar piadas! Já sentimos saudades e a falta que faz na comunidade animando as celebrações e ajudando-nos entoar salmos e cantos...
Desde 2012 se encontrava na Comunidade do Jardim Consolata, SP onde acompanhou vários grupos de artesanato. De suas mãos ágeis e criativas saiam muitas roupas e artesanato confeccionado por ela e por seus grupos de estudantes.
Ensinava e, depois, sentada no seu cantinho na sala, se tornava ‘toda ouvido’ para as pessoas que a procuravam para confidenciar suas dores... Também se fazia sempre presente nas famílias do grupo Aparecida, rezando com o grupo e apoiando as muitas iniciativas que fazem na Comunidade eclesial Nossa Senhora Consolata.

Assim testemunhou irmã Melania que viveu esses últimos anos com ela: “Nunca ouvi de seus lábios uma crítica ou uma fofoca contra as Irmãs da Comunidade ou qualquer outra pessoa... Paciente e compreensiva, tudo cobria com o manto da misericórdia...
Viveu uma dura quaresma de (13/06 a 24/07) na UTI do Hospital da Vila Nova Cachoeirinha. Após sair de uma das intubações, queria partilhar sua experiência, mas eu não conseguia entender. Pediu, por sinais, caneta e papel e rabiscou: “Foi muito difícil...”. Quando conseguia se expressar, manifestava sua grande gratidão aos médicos e enfermeiros. Interessava-se pela vida da comunidade, pela família, por todos...
Hoje, além de testemunha de Cristo, Irmã Cecilia é nossa intercessora... Que ela abençoe sua irmã, seus sobrinhos, seus familiares e amigos! Que ela abençoe e interceda por sua comunidade e nossa Família Missionária da Consolata que ela tanto amou!
Obrigada ir. Cecilia pelas partilhas que fazíamos, pelas risadas que demos, pelas lágrimas que juntas derramamos... Descanse em Paz com os santos e santas da nossa Família Celeste”!

Lourdes Bonapaz é Missionária da Consolata, SP