TERRITÓRIO DO BRASIL REUNIDO EM CASA VIRTUAL!

 Primeiro encontro online das 08 comunidades deste bendito chão brasileiro!

Por Melania Lessa

Dia 31 de outubro de 2020 é uma data que fica registrada na história do Território Brasil: o primeiro encontro online das 08 comunidades deste bendito chão! Motivos para encontrar-nos não faltavam: saudades de ver-nos, mesmo através da tela, depois de quase um ano de distanciamento social devido à pandemia; Festa da Bem-aventurada Irene, nossa querida Nyaatha; conclusão do Mês Missionário que este ano teve como Tema, “A Vida é Missão” e como lema, “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8) e encerramento do Ano Vocacional, iluminado pelo Mês Missionário Extraordinário, outubro 2019.

20201031_170649A equipe de AMV do Território, na voz da Ir. Carleta, nos acolheu no espaço sem fronteiras dos meios de comunicação social. E todas as comunidades, quais grupos de imigrantes digitais, chegamos devagarinho, mas prontas para ocupar nosso espaço de Missionárias da Consolata.

Cada comunidade, previamente convidada, colaborou com uma parte desta tarde Celebrativa: acolhida, oração do símbolo vocacional, retrospectiva do Ano Vocacional, magnificat espontâneo, homenagem à Ir. Irene expressa de diversas formas: poesia, oração, reflexão, coreografia, louvor, bênção e, também animação!

Não podemos deixar de destacar a retrospectiva do Ano Vocacional. Quantas atividades realizadas, mas sobretudo quanta ousadia da equipe (MC, IMC, LMC e JMC) ao reprogramar o ano e encontrar caminhos inusitados, abrindo novos horizontes através das mídias sociais. O sussurro do início chegou mais longe e integrou no seu percurso muitas pessoas que hoje conhecem um pouco mais do nosso Carisma.

A Direção Regional, presente desde o início do encontro, concluiu com uma paródia bem criativa da melodia da famosa música “Asa branca” para agradecer a equipe de AMV e todas as Irmãs do Território que abraçaram com ardor o Ano Vocacional. O encerramento significa apenas recomeçar outra etapa do percurso.

Obrigada mil vezes... a Deus, à Consolata, à Direção Regional, à equipe de AMV, às Comunidades do Território, à Família Consolata e a todos aqueles e aquelas que participaram da caminhada do Ano Vocacional! Obrigada também a cada Irmã e todas as comunidades pelo empenho e dedicação no serviço de animação missionária e vocacional feito com alegria e entusiasmo. Para todos a palavra do Bem-aventurado Allamano: “Coragem, eu vos abençoo! ”

Melania Lessa é missionária da Consolata, SP