A MISSÃO NO CORAÇÃO DA FAMILIA CONSOLATA

  A Pandemia não paralisou o coração missionário da Família Consolata.

Por Carleta Gerard Longo

A pandemia do Covid 19 não paralisou o coração missionário da Famílias Consolata. Sábado, 24 de outubro de 2020, foi realizado com grande entusiasmo o encontro online de jovens com o tema: Consola Jovem - a Missão. Este encontro, como de costume, foi organizado pela equipe de animação da Família Consolata para ascender no coração da juventude a paixão pela Missão de batizados e além-fronteiras; refletindo e partilhando o nosso Carisma Ad Gentes, com o nosso jeito simples, criativo e até divertido de ser e fazer Missão.  O fogo da Missão aqueceu o coração dos participantes, todos respiravam o mesmo ar missionário.

20201025_104634A partilha foi iniciada com os missionários da Consolata, sendo que eles foram os primeiros que chegaram ao Quênia em 1902. Destacaram algumas características do missionário (a) que chega pela primeira vez na terra de missão. Ficou claro que que é indispensável a disponibilidade, coragem, perseverança, abertura, criatividade e confiança e Deus.

As Irmãs da Consolata apresentaram os desafios que o missionário (a) enfrenta na Missão, como: aprender a língua local e adaptar-se a uma nova cultura; inculturar a mensagem do Evangelho no coração do povo; ir onde ninguém quer ir, alegres e confiantes, pois a missão é de Deus. As Irmãs partilharam também com gratidão as conquistas, que foram muitas ao longo da história e evidenciaram as maiores: a Fundação do Instituto em 29 de janeiro de 1910, as primeiras quinze irmãs que partiram para o Quênia, África em 1913, a chegada no continente América, Brasil em 1946, a Beatificação do Fundador, Padre José Allamano em 1990, da Irmã Irene Stefani em 2015 e irmã Leonella Sgorbati em 2018.  Além disso, as Irmãs apresentaram ‘presentes’ indispensável na caminhada de todos os missionários (as) como: a sinodalidade, que é caminhar juntos em comunhão e com a participação de todos, isto requer escuta e diálogo, criatividade, oração e N. S. Consolata como companheira fiel na missão.

Os Leigos Missionários da Cosolata ressaltaram que, ser missionário leigo, é ser luz e sal da terra na família, Igreja e sociedade, mostrando sempre o rosto de Deus a todas as pessoas, pois toda a vida é Missão. Eles encontram a força para viver a Missão na oração, na Eucaristia e na vivência da Palavra de Deus.

Os Jovens missionários da Consolata partilharam os cincos passos do roteiro de visita às famílias, evidenciando que, a oração é um elemento essencial que não pode faltar. O missionário (a) se prepara para entrar na vida do outro, e começa a respirar o mesmo ar por meio de oração. A missão começa antes do encontro com as famílias. Ao entrar na residência do outro, precisa ter atitude de escutar mais do que falar. E por fim, abençoar a casa.
Os jovens foram protagonistas na idealização e realização deste encontro. Mostram alegria em fazer parte da família Consolata e sonham para o futuro quando se casarem, poder fazer parte dos Leigos Missionários da Consolata.
Faz-se necessária destacar um jovem com apelido “Allamaninho”, foi um personagem principal que animou com as músicas e interagiu inteligentemente durante o tempo todo fazendo com que o encontro ficasse leve e encantador. “Allamaninho” não estava visível mas representava todos nós, filhas e filhos do Allamano, nosso Fundador. Nossa família está sempre de coração aberto para quem quiser fazer parte dela.

Todos nós somos convencidos que o Pai Allamano está feliz e nós também, de ver seu carisma abraçado por tantas pessoas em quatro continentes: Europa, África, América e Ásia.   Ficou o desafio aos jovens, a não fazerem escolhas fáceis, se quiserem ser felizes, mas sim, escolher o caminho da fragilidade humana, e superar o medo para responder com ousadia e alegria ao chamado de Deus; lembrando que Deus tem lindo sonho para cada pessoa, por isso vale a pena deixar tudo e abraçar o sonho de Deus.
Os jovens foram convidados ainda, a entrarem no site da Santíssima Trinidade, isto é, entrar no coração de Deus. A intimidade com Deus é a chave da felicidade que impulsiona a sair de si mesmo para ir ao encontro dos outros. O segredo da Missão é não deixar algo ou alguém roubar a alegria de evangelizar. O recado foi claro, pois o mundo precisa de Consolação hoje, não espera amanhã.

Imagem2Concluímos este momento missionário com o coração voltado ao mundo inteiro, abraçando todos os seis bilhões de pessoas que povoam a terra, por meio da Oração do Pai nosso Missionário com a imagem de JESUS dos povos, e a alegria da Missão na cabeça, na mente e no coração.

Carleta Gerard Longo, é missionária da Consolata, SP