VISITA DA CRB À COMUNIDADE INTERCONGREGACIONAL NO ASSENTAMENTO OZIEL ALVES PEREIRA

Ir. Eliane Cordeiro de Souza, Presidente da CRB e a Ir. Valmí Bohn, visitaram a Comunidade Intercongregacional

Ir. Eliane Cordeiro de Souza, Presidente da CRB e a Ir. Valmí Bohn, Assessora Executiva do Setor Missão, visitaram a Comunidade Intercongregacional no Assentamento Oziel Alves Pereira, localizado no interior do município Baliza/GO.

5O Projeto Intercongregacional é um exemplo de união entre religiosas de diferentes congregações com o mesmo objetivo de promover o bem-estar das pessoas mais necessitadas. Ele é composto por religiosas das Congregações Franciscana de Cristo Rei, Irmãs da Assunção, Carmelita da Divina Providência e Missionárias Jesus Crucificado. Durante a visita, as religiosas compartilharam momentos de oração, reflexão, diálogo e escuta. Destacaram também a importância do apoio da CRB Nacional e da Regional de Goiânia para a continuidade do projeto.

O ponto alto da visita foi a celebração dos 40 anos de Vida Religiosa da Ir. Tereza Catarina Canossi, da Congregação das Missionárias de Jesus Crucificado. A celebração Eucarística foi presidida pelo bispo da Diocese de São Luís de Montes Belos (GO), Dom Lindomar Rocha Mota.

No entanto, a visita também mostrou os desafios enfrentados pela comunidade, como a insegurança das famílias devido à região cercada por fazendas de cultivo de soja, das estradas com pouca manutenção, da falta de condições adequadas de educação de jovens, além da escassez de água potável. Mesmo assim, as religiosas compartilharam a esperança de trabalhar juntas com as famílias assentadas, promovendo encontros para celebrações e momentos importantes com as famílias da comunidade no centro comunitário da cidade.

Para a Ir. Valmí Bohn, a missão é desafiadora, mas muito bela, pois o que prevalece é a presença de cada Irmã como oportunidade de viver o profetismo da Vida Religiosa e colocar em prática o Evangelho de Jesus. Ela pediu que todos rezem pela missão e pela Comunidade Intercongregacional.

1Além da presença junto ao Projeto Intercongregacional, as Irmãs Eliane e Valmí também participaram do Encontro do Núcleo da Vida Religiosa da Regional Mato Grosso – MT, onde puderam compartilhar suas experiências, e juntos estudaram o tema da Campanha da Fraternidade. O momento foi de alegria pelo encontro e pela partilha de vida.

A visita da CRB à Comunidade Intecongregacional no Assentamento Oziel Alves Pereira é um exemplo da importância da presença da Vida Religiosa em comunidades mais carentes e dos desafios enfrentados por essas comunidades.

Do site da CRB