VOCAÇÃO, CHAMADO À FELICIDADE

Todos nós temos uma Vocação, uma história maravilhosa para contar!

Por Maria Bernarda Otálvaro Grajales

Deus nos ama e nos chama para sermos felizes, e estar com Ele pelos caminhos da entrega, da doação e do serviço aos irmãos e irmãs.
Todos nós temos uma Vocação, uma história maravilhosa para contar! Para mim é difícil escrever sobre a minha vocação, pois me recordo de tantos momentos, de tantos detalhes, que foram revelando aos poucos, o chamado de Deus em minha vida. Mesmo assim, tentarei escrever alguns fatos da minha vida, que vistos a partir de hoje, entendo-os como presença de Deus para mostrar-me o caminho a seguir. Cada vez mais, dou-me conta de como Deus é Criativo e surpreende de maneira estupenda, Ele é fiel no seu amor por nós e pela humanidade toda.

20210513_171349 Alguns fatos:
- Recordo-me que desde criança, ainda nem sabia ler, mas eu gostava de olhar as revistas missionárias, na casa da minha vó. Procurava aquelas fotografias de missionários que iam por caminhos do interior a cavalo ou em pequenas embarcações; imaginava sempre onde iriam eles, para falar de Jesus e ficava por muito tempo encantada, observando essas fotografias.

- Lembro-me também que durante o mês de maio, na minha escola, se faziam pequenos altares para Nossa Senhora em cada sala de aula e se rezava o terço. Então, fui para casa e fiz o altar a Nossa Senhora em casa e chamei as crianças do bairro para rezar e cada semana fazíamos uma procissão pelo quarteirão. Ainda recordo a figura dos adultos nas portas das casas olhando para esse grupo de crianças em procissão. (Anos mais tarde, durante umas férias em família, uma professora falou para mim como ela achava bonito, na época, aquilo que eu fazia com os companheiros de aula).

- Quando estava na 3ª Elementar, a professora falava de grupos humanos existentes na Colômbia, entre eles, mencionou os grupos indígenas e como muitos deles não tinham ainda escutado falar de Jesus; eu senti um forte desejo de SER EU a ir falar para eles, a Boa Notícia de Jesus e seu Amor. Pois, com apenas 9 anos de idade, tinha participado de um grupo paroquial chamado “Cruzada Eucarística” que tinha como lema e programa:  Reze, comungue, se sacrifique e seja Apóstolo.

Todos os anos, Irmãs de diferentes Congregações visitavam a nossa escola, para dar a conhecer seus Institutos e Carismas às jovens estudantes, isso já era algo comum acontecer. Tudo isso foi uma preparação do terreno para a plantinha da vocação!

 Um dia foi diferente, especial para mim
Era às 8hs da manhã, estávamos prontas para entrar nas salas de aula, após a formação matinal, quando vi entrar no Colégio três Irmãs que eu nunca tinha visto antes. Senti algo forte no meu coração, (Não sei descrevê-lo) junto com muita alegria. Estas Irmãs pareciam-me diferentes de todas as anteriores. Elas eram simples, alegres e felizes... Visitaram todas as salas de aula falando de Jesus, da Consolata e das Missões e convidaram-nos a formar um grupo missionário. À noite, na casa da juventude, elas passaram filmes sobre as missões. Eram as Irmãs Missionárias da Consolata. Aceitei o convite e participei do grupo missionário que chamamos de: “Grupo Fermento”, alguns compromissos do grupo eram: Visita aos encarcerados fazendo com eles tardes recreativas; e catequese nas periferias da cidade. As Irmãs da Consolata acompanhavam o grupo, de Medellín, onde residiam e faziam visitas a nós, segundo a programação.

Com estas atividades e dialogando com as Irmãs, inicie meu caminho de discernimento vocacional. A decisão de entrar no Instituto da Consolata não foi fácil, pois minha mãe se encontrava muito doente, mas Deus deu-me a força necessária.

thumbnail_image (2)Fiz toda minha caminhada formativa em Bogotá, Colômbia, e parti para Missão no Amazonas, Brasil em 1990 onde servi a Igreja local por quase 30 anos. No momento me encontro em São Paulo aguardando a abertura das fronteiras para a Argentina, minha nova missão. Deus permita que essa terrível pandemia de corona vírus chegue logo ao fim.

Sou muito feliz em ser Missionária da Consolata, agradeço a Deus porque conduziu minha vida passo a passo desde meu nascimento até hoje e sei que Ele nunca me deixara desamparada. Ele é Pai amoroso, todo ternura e misericórdia!

E você que está lendo este testemunho, quais fatos da infância ou adolescência manifestam a presença de Deus em sua vida?
Desejo que faça a escolha certa e sinta-se muita feliz em sua vida. A bênção de Deus.

Maria Bernarda Otálvaro Grajales é Missionária da Consolata, SP