ESPIRITUALIDADE DO ADVENTO E PROFETISMO

Religiosas refletem sobre a espiritualidade do Advento e profetismo

Por Hedviges Giacomozzi

DSC05348Este foi o tema do último encontro das Religiosas(os) do Núcleo Santana realizado no domingo, 25 de novembro, na Casa Regional das Irmãs Missionárias da Consolata, Bairro do Mandaqui, SP.

Com a presença do Bispo emérito Dom Angélico Sândalo Bernardino, convidado para orientar a reflexão sobre o tema, Espiritualidade do Advento e Profetismo, as Religiosas encerraram com “chave de ouro” as atividades de 2018. Muita gente conhece Dom Angélico e sabe que só a pessoa dele já é uma profecia.

De modo muito simples e familiar ele iniciou sua colocação convidando as Religiosas a fazer uma viagem a uma aldeia obscura, NAZARÉ, entrar numa casa pobre e lá ficar em companhia de Maria (Ver Evangelho de Lucas caps. 1 e 2.); ouvir com atenção e interiorizar a saudação que o Anjo Gabriel lhe dirigiu: “Maria, alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo”! A mensagem do anjo enviado por Deus a Maria, é um convite à alegria. Os discípulos de Jesus, de modo particular, os Consagrados(as) devem ser pessoas alegres, porque são chamados a anunciar a Ressurreição de Jesus. Esta é uma primeira atitude a ser cultivada no Advento, a alegria.

No diálogo com Maria o anjo comunica-lhe que sua prima Isabel estava grávida.

O que fez Maria? Foi à sua casa para ajudá-la. Ir ao encontro dos outros, dos mais necessitados, ouvi-los, ser solidários com eles nas suas dificuldades e carências, eis mais uma característica da Espiritualidade do Advento.

DSC05351Defender os refugiados, acolher os sem teto, os pobres, e acompanhar a política, ou seja, o desempenho dos que foram eleitos para servir o povo, isso é profetismo, é viver a espiritualidade do advento.

Ser alegres, solidários, atentos aos acontecimentos do país e do mundo, participar efetiva e afetivamente da vida da própria comunidade, são atitudes que fazem viver intensamente o Advento para acolher com maior dignidade o Messias Salvador, o “Deus conosco” no NATAL.

Hedviges Giacomozzi é Missionária da Consolata em SP.