No Capítulo Extraordinário de 2014, as missionárias decidiram unificar algumas regiões para fortalecer sua presença na missão.
Por Jaime C. Patias
Irmãs Missionárias da Consolata e Leigos Missionários da Consolata (LMC) foram convidados a partilhar o caminho que fazem no Continente na Assembleia Continental Pré-capitular do Instituto Missões Consolata no continente americano que acontece ao longo desta semana, (8 a 14) em Bogotá, Colômbia.
Irmã Graça Maria do Santos Lameiro, MC, superiora Regional da Colômbia – Venezuela, explicou que no Capítulo Extraordinário de 2014, as missionárias da Consolata decidiram unificar algumas regiões para fortalecer sua presença na missão. Na América havia cinco Regiões e uma Delegação. Estas, com o tempo, deverão formar uma única Região. O processo iniciou quando, em 2015, as Regiões da Colômbia e Venezuela formaram uma única Região. “Nesse processo orientado pela Direção Geral, todas as irmãs foram consultadas e tiveram a oportunidade de expressar suas expectativas e dúvidas”, disse Irmã Graça.
Segundo ela, ainda é cedo para avaliar, “mas já se percebe que a fraternidade e o espírito de família se intensificaram. Este já é um ganho além de fortalecer a presença nas missões. “Abrimos os horizontes e estamos dando passos para concretizar a unificação nos diversos setores”. As opções escolhidas pelas missionárias da Consolata no Continente são: as realidades Indígena e Afro, e a Animação Missionária e Vocacional. Além disso, existem outras presenças nas periferias urbanas e obras sociais.