Missionárias na Assembleia Continental do IMC em Bogotá, Colômbia

No Capítulo Extraordinário de 2014, as missionárias decidiram unificar algumas regiões para fortalecer sua presença na missão.

Por Jaime C. Patias

Irmãs Missionárias da Consolata e Leigos Missionários da Consolata (LMC) foram convidados a partilhar o caminho que fazem no Continente na Assembleia Continental Pré-capitular do Instituto Missões Consolata no continente americano que acontece ao longo desta semana, (8 a 14) em Bogotá, Colômbia.

????????????????????????????????????

Irmã Graça Maria do Santos Lameiro, MC, superiora Regional da Colômbia – Venezuela, explicou que no Capítulo Extraordinário de 2014, as missionárias da Consolata decidiram unificar algumas regiões para fortalecer sua presença na missão. Na América havia cinco Regiões e uma Delegação. Estas, com o tempo, deverão formar uma única Região. O processo iniciou quando, em 2015, as Regiões da Colômbia e Venezuela formaram uma única Região. “Nesse processo orientado pela Direção Geral, todas as irmãs foram consultadas e tiveram a oportunidade de expressar suas expectativas e dúvidas”, disse Irmã Graça.

Segundo ela, ainda é cedo para avaliar, “mas já se percebe que a fraternidade e o espírito de família se intensificaram. Este já é um ganho além de fortalecer a presença nas missões. “Abrimos os horizontes e estamos dando passos para concretizar a unificação nos diversos setores”. As opções escolhidas pelas missionárias da Consolata no Continente são: as realidades Indígena e Afro, e a Animação Missionária e Vocacional. Além disso, existem outras presenças nas periferias urbanas e obras sociais.