Comunidade Madre Tecla

“O Instituto vos acolheu em seus braços, vos sustenta e vos prepara para a Missão”. (Bem-aventurado José Allamano)

Por Maria Conceição da Silva

As missionárias da Consolata construíram uma casa no bairro da Vila Nova Cachoerinha, São Paulo, em 1955, com o intuito de deixar uma ala para o Noviciado, etapa da formação quando as jovens entram em contato com o Carisma da Congregação para ver se é isso que Deus está lhe indicando.

dsc03583-formandas-ligia-e-edwirgesA Casa de Formação Madre Tecla fica num espaço amplo, arborizado, tranquilo e favorece o contato com as pessoas que moram ao redor ou que passam por ali, além do encontro com as pessoas que frequentam a capela, semi-pública, especialmente aos domingos. Por diversos anos, neste local foram acolhidas jovens também de outros países da América Latina, como Colômbia e Argentina e até uma da Itália. Com o passar do tempo e por motivos de reestruturação do Instituto, o Noviciado passou a ser feito na Itália, berço da Congregação. Esta ala da Casa ficou fechada por alguns anos; mas foi reaberta em 2015 e passou a ser a sede do pré-noviciado. O objetivo é acolher jovens que querem conhecer o carisma da Consolata e fazer a experiência do “vinde e vede”, e quando decididas, passam a fazer a experiência da formação. Atualmente, duas jovens estão morando na Casa: Lígia Maria de Jesus Cipriano, de Portugal e Edwirges Cássia de Macedo, de Matão, SP.

As jovens após o primeiro ano de experiência iniciam os estudos teológicos, preparando-se para a etapa que antecede o Noviciado. Além da preparação humana, teológica, espiritual, vão aprofundando o Carisma da Congregação das Missionárias da Consolata, dedicam-se aos afazeres domésticos e também iniciam uma experiência de pastoral. As irmãs que acompanham as jovens nesta etapa - Maria Conceição, Dinalva e Cecília José - têm por missão específica a sua formação. Além dos afazeres cotidianos, realizam outras atividades como colaboração na liturgia da capela, Leitura Orante com um grupo de senhoras aberto aos interessados/as, visitas às famílias carentes e doentes do bairro.

Quem foi Madre Tecla
Madre Tecla Imboldi foi uma missionária da Consolata italiana que chegou ao Brasil em 1948, tendo trabalhado 18 anos na Etiópia. Expulsa com outros missionários e missionárias quando estourou a Segunda Guerra Mundial, após um breve período na Itália, foi destinada ao Brasil. Com um “ardor missionário” extraordinário, Madre Tecla foi cativando as jovens. Naqueles anos as vocações no Brasil eram florescentes, isto facilitou novas presenças nos diversos estados. Nomeada Superiora Delegada, ou seja, aquela que iria animar e conduzir a nova presença da Consolata, trabalhou com muita dedicação e sem medir esforços e até hoje encontramos muitos sinais de sua passagem em nossas casas. Tecla Imboldi faleceu no dia 24 de junho de 1992, em São Paulo. Por 44 anos trabalhou no Brasil e deu um forte testemunho de missionária para ser apresentado às jovens em formação, pela sua experiência de vida e, sobretudo, por ter abraçado o Projeto de Deus com tanto amor e entusiasmo.
Portanto, dizemos às jovens: se sentirem a vontade de descobrirem o Projeto de Deus na sua vida e quiserem responder a esse amor de Deus, saibam que vale a pena; e nós, estamos disponíveis a ajudá-las neste processo de discernimento! Venham nos visitar! Venham nos conhecer.

Maria Conceição da Silva, MC, é da Equipe de Formação das missionárias da Consolata em São Paulo, SP.