UMA FLOR DESABROCHANDO

 Edwirges não está sozinha, pois no Quênia, África mais quatro jovens iniciaram a mesma caminhada, a última etapa do Pré-Noviciado.

Por Dinalva Moratelli

Eis a flor que desabrochou e precisamente no dia do Aniversário de Fundação do nosso Instituto. A jovem Edwirges Cássia de Macedo ao longo de quatro anos vem se preparando para este dia. Antes ainda de entrar para a nossa família estava sendo acompanhada à distância pelas Irmãs Missionárias da Consolata. Terminados os estudos acadêmicos em Matão, SP optou por ingressar na Congregação iniciando essa nova experiência e continuando o seu discernimento.

DSC05032Depois do primeiro ano de acompanhamento pessoal e formação, iniciou os Estudos Teológicos Pastorais. Foram três anos bem intensivos, e com muitos desafios, pois além do estudo era preciso conciliar o tempo de estudo com a oração, os compromissos na comunidade, com o serviço pastoral, além da formação pessoal. Mas esta Etapa foi vencida, e os estudos foram concluídos com êxito.

Sentindo-se chamada, a jovem Edwirges faz seu pedido para dar mais um passo nesta família, isto é, ingressar no Postulantado. E chegou o dia esperado.

Na capela Consolata com a presença da maioria das Irmãs das comunidades de São Paulo, da Superiora Regional, Ir. Anair Voltolini, numa simples, mas significativa celebração, ela inicia esta nova etapa de formação onde recebe como símbolo a medalha de Nossa Senhora Consolata que é entregue pela Irmã Anair. Com certeza para a Edwirges esse símbolo é muito significativo, pois em sua oração se dirige à Consolata com tanto carinho e confiança.

No final da oração, visivelmente comovida, ela expressa seus sentimentos de gratidão a Deus e a nós Irmãs, por estar nessa família Missionária e sente forte o apelo para continuar na caminhada. Concluímos a oração implorando sobre ela as bênçãos da Mãe Consolata e do pai Fundador para que ela continue fiel ao chamado.

DSC04394A comunidade formativa, Madre Tecla, situada na V. N. Cachoeirinha, SP ficou mais bonita ainda e se alegra, pois vida nova nela desabrocha e enche de esperança a Região Brasil e toda nossa grande Família Consolata.

A Edwirges é uma das jovens Postulantes em formação, no Brasil. Mas ela não está sozinha, pois no Quênia, África mais quatro jovens iniciaram a mesma caminhada, a última etapa do Pré-Noviciado.

Para o próximo ano juntas formarão um único grupo para o Noviciado Internacional, última etapa antes da Consagração a Deus para a Missão.

Nossa alegria é grande e antes de retornarmos para nossas comunidades partilhamos juntas, um delicioso lanche preparado com carinho pela comunidade Madre Tecla e do Jardim Consolata.

“Por tudo dai graças, por tudo dai graças, dai graças por tudo, dai graças”!

E você jovem, nunca pensou que poderia fazer uma experiência semelhante?

Que tal perguntar à Edwirges o que a levou a fazer essa experiência?

Vale a pena!

Dinalva Moratelli, MC, é membro da comunidade formativa.