CARISMA DA FAMÍLIA CONSOLATA - O nosso DNA

Gratidão ao Senhor que nos chama a ser FAMILIA DA CONSOLATA,

Por Gabriella Maria Bono

Gratidão ao Senhor que nos chama a ser FAMILIA DA CONSOLATA, Padres, Irmãos, Irmãs e Leigos! Uma só família com o mesmo Carisma!

20201114_173445Temos um PAI: o Bem-aventurado José Allamano que ama a cada um, cada uma de Nós, e conhece-nos pelo próprio nome! Homem de Deus, profundamente humano e sensível às realidades do seu tempo.  Homem de olhar profundo que foi muito além dos estreitos confins da própria terra. Foi atraído pelo Espírito a partilhar intimamente o Sonho de Deus: que toda a Humanidade seja uma só Família, sentada à mesa da fartura do coração de Deus, Pai e Mãe da vida; Deus que chama a cada um/a pelo seu próprio nome, para se abrir ao seu amor incondicional, sem medida e gratuito, sempre! E nesse Amor experimentado em cada momento, viver como filho, como filha, na liberdade e partilha da mesma Missão de Deus. Sim, porque a Missão é de Deus que, por amor, nos chama a construir com Ele o seu Reino de paz, liberdade e fraternidade.

O fogo da Missão aquece o seu coração e o Pai Allamano não hesita em partilhar esse fogo. E de onde vem o seu fogo? Vem de Jesus, o Filho; o Filho-Missionário do Pai, é o tesouro, a razão da sua vida, o companheiro de jornada, cuja Palavra é luz, cujo Corpo e Sangue partilhado é força no caminho. A Eucaristia, como Jesus quer ser pão que alimenta, no dia a dia, amando no concreto, sacrificando-se, até o dom da vida, mas sempre por amor, com infinita confiança Nele!

É o fogo da Missão Ad Gentes, a Boa Nova, que pouco a pouco vai transformando o coração do Missionário, da Missionária; sim porque evangelizar é primeiramente deixar-se evangelizar, deixar-se transformar e assim testemunhar, que Jesus é a resposta aos interrogantes mais profundos do coração. A Fé não é doutrina, é experiência viva de Alguém que te ama sem medida, gratuitamente e apaixonadamente; experiência viva transmitida com a alegria de quem encontrou o verdadeiro tesouro, Jesus. A Fé é atuação concreta, que se faz presença solidaria, doação sem medida; é sair de si mesmo, ir além das próprias fronteiras. E as fronteiras mais resistentes são aquelas do próprio coração, do próprio egocentrismo!

E evangelizar, não é evangelizar sozinho: o Pai Allamano fala de espírito de família, de unidade, como um só corpo. É assim que se partilha o sonho de Deus, é assim que se evangeliza: em comunidade! Testemunhar, dialogar, respeitar e pisar descalços o solo sagrado que é a cultura e o povo que nos acolhe. Bem atentos ao sussurro do Espírito que nos precedeu, que já atua naquela cultura, o Espírito que sempre nos surpreende e nos chama a reconhecer o Rosto de Deus, rosto único, que Ele revela em cada Povo.

A Missão é um dom sem par, para cada um, cada uma de nós quando, no dialogo inter-espiritual, abrimo-nos para acolher a experiência do Divino em nossos irmãos!

Missão ad gentes, que tem o jeito da Consolata, da Mãe toda ternura que acolhe, escuta, compreende e anima. Cada pessoa é para Ela, única, amada e consolada, sem medida. A Consolata nos ensina a falar ao coração do outro com infinita delicadeza e respeito, num diálogo de vida que se abre para doar e receber, na reciprocidade. Ela nos oferece Jesus, o verdadeiro Consolo!

A Consolata: é presença, ternura, abraço, confiança infinita na ação de Deus, que realiza na história o seu sonho de vida plena para todos! Consolata que se faz peregrina, com um olhar de mansidão, acolhida e misericórdia, de humildade e pequenez, sem protagonismos, reconhecendo sempre que a obra é de Deus!

Ânimo, adiante! Quantas vezes o Pai Allamano repetiu esta frase, que revela a sua confiança no Deus da vida e a sua confiança em cada pessoa... e se a gente erra, (e quem não erra) não deve temer: “agora começo”, diz o Allamano porque, o abraço misericordioso de Jesus já vem para ajudar a começar sempre! E o nosso DNA, o Carisma, se enriquece com cada novo membro da Família Consolata!

Então, agradeço muito cada um, cada uma, pelo seu jeito de viver a alegria da Missão, isso é riqueza doada, é um presente para todos nós!

Coração agradecido, é coração consolado que sabe consolar, ouvidos atentos à Palavra de Deus e ao grito do pobre, pés pisando o barro da entrega cotidiana e gratuita, mãos que oferecem a ternura de Deus, cuidando com amor da casa comum, olhos que enxergam com esperança o horizonte e reconhecem o Rosto de Deus em cada pessoa e situação, tudo isso é consolação...  Continuemos juntos e unidos, sempre.

Hoje, o Pai ALLAMANO abençoa sua Família e repete a nós: ÂNIMO, ADIANTE!

Gabriella Maria Bono é superiora da Região América