PARA TODO FIM EXISTE UM NOVO COMEÇO!

O ano de 2020 foi marcado por inúmeros desafios

Por Andrea Leite Carvalho

O ano de 2020 foi marcado por inúmeros desafios que jamais pensaríamos que fossemos viver ou pelo menos a maioria das pessoas não pensava. Eu estava nesse grupo da maioria que de repente se viu cercado por um problema totalmente novo e longe de ser compreendido. Como algo tão pequeno e invisível pode ser tão destruidor? Pessoas de todos os cantos do mundo e de todas as classes sociais foram afetadas e como se não bastasse, as consequências foram desastrosas.

Além de ter que lidar com a perda de muitas pessoas e com a distância social, ainda tivemos que sofrer o bombardeio de notícias cada vez mais dramáticas e sem controle. Realmente não estávamos preparados para essa grande tragédia. Nosso egoísmo não nos deixava pensar que algo que começou na China pudesse nos atingir de tal forma, acabando com as nossas certezas, planejamentos, viagens, etc.

Acredito que, de tudo o que acontece em nossa vida, se pode colher coisas negativas e positivas e com o COVID19 não é diferente. A pandemia evidenciou que somos capazes de realizar o bem de maneira extraordinária, dividindo o pouco que temos e transformando a nossa generosidade em gestos de amor e partilha para pessoas que nem conhecemos ou que estão perto de nós. Quantas doações de alimentos, ajuda a pessoas idosas, distribuição de produtos de higiene, tratamentos psicológicos e médicos foram feitos gratuitamente.

Contudo, assim como somos capazes de fazer coisas belíssimas, também somos frágeis e causamos muito mal, mas não é necessário evidenciar aqui, porque os jornais e demais meios de comunicação já nos contamina com essa triste realidade todos os dias.

20201112_200211Iniciei o Postulantado no início do ano passado e, como muitas outras jovens em formação na nossa Congregação e demais Institutos Religiosos da Igreja, sofri o drama de ter todo o programa de formação comprometido devido a pandemia. Isso forçou uma mudança drástica nos meus projetos e uma grande frustação por não ter conseguido viajar para a Argentina onde outras 2 jovens e minha formadora me esperavam.

Toda essa mudança gerou em mim uma busca por novos meios de apostolado, afinal nosso carisma é missionário e não conseguimos nos fechar, temos que atingir os corações das pessoas. Foi então que decidi apresentar ideias de eventos online e atividades que pudessem nos ajudar tanto interna como externamente. Num primeiro momento parecia que era impossível realizar algo concreto, mas foram surgindo muitas iniciativas e, graças a abertura das minhas queridas irmãs, conseguimos lançar encontros de jovens em parceria com os missionários, leigos e jovens da Consolata (IMC, MC, LMC e JMC), além de lives sobre as Mulheres na Bíblia e encontros internos.

Essa experiência fez com que surgisse a necessidade de buscar informações cada vez mais profundas sobre o real funcionamento das Redes Sociais, afinal é nelas que estamos investindo. Percebo que tudo o que fazemos deve ser refletido e analisado, para que não nos deixemos levar pela onda do momento e sim tomarmos nosso rumo como autênticos artífices da nossa vida. Não podemos negar que as Redes Sociais facilitam a comunicação e nos ajudam a encontrar pessoas que jamais imaginaríamos, ou até mesmo divulgar de maneira prática e barata o nosso trabalho, atingindo o objetivo de alcançar os corações para Cristo. Entretanto, devemos ter consciência que esses meios estão influenciando cada vez mais a nossa maneira de agir na vida real, resultando em grandes quantidades de consequências reais para todos nós.

20210116_215938O nosso papel como cidadãos responsáveis, é lembrar que os valores cristãos que Jesus nos ensinou devem ser colocados em prática também quando acessamos a internet e as redes. Não podemos viver como se a vida virtual pudesse suprir todas as nossas frustações da vida real ou como se fôssemos pessoas totalmente diferentes que assumem comportamentos diversos. Devemos nos esforçar em não deixar que as notícias falsas, o discurso de ódio, o individualismo, a polarização e tantos outros males entrem em nossas vidas, causando cada vez mais destruição.

Utilizamos nossas páginas para propagar o bem comum, a vida, para divulgar nossos trabalhos e manter contato com tantas pessoas que nossas irmãs tiveram contato um dia e que estão espalhadas em muitos lugares do mundo. Isso trouxe uma enorme satisfação e me fez sentir como um verdadeiro instrumento nas mãos do meu futuro esposo para a disseminação do grande amor e de sua infinita misericórdia por nós.

Agradeço por ter vivido esse desafio e por sentir que Deus jamais nos abandonará. Somos capazes de superar grandes problemas se não deixamos que o egoísmo e a autossuficiência nos dominem. Sei que em todos os lugares do mundo existem pessoas capazes de colocar Deus em primeiro lugar nas suas vidas, por isso tenho fé que juntos superaremos essa pandemia para saborearmos ainda mais as pequenas coisas da vida. A todos vocês que acompanharam o nosso trabalho nesse período, o meu muito obrigada!

Andrea Leite Carvalho é Postulante das Irmãs Missionárias da Consolata no Brasil e se prepara para iniciar o Noviciado.