MARIA E A IGREJA MISSIONÁRIA

 A casa que se abre para a Mãe de Jesus também sentirá logo a presença do próprio Jesus.

Por D. Odilo Pedro Scherer

51-mayo-2016 Após receber o anúncio do anjo Gabriel de que ela seria a mãe do Salvador, Maria “partiu apressadamente para a região montanhosa, dirigindo-se a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel” (Lc 1,39-40). A cena pode ser interpretada de muitas maneiras; mas é certo que aqui, Maria é a imagem da Igreja “em saída missionária”...

Cheia do Espírito Santo e da “Palavra de Deus”, que nela se fazia carne e por ela vinha habitar no meio de nós (cf Jo 1,14), Maria está repleta de Deus e não esconde a graça que recebeu, mas vai logo compartilhar com a família de Zacarias e Isabel. Ela vai impulsionada pela “alegria do Evangelho” (Evangelii gaudium) e leva essa alegria de Deus para dentro da casa de sua parenta e proclama as maravilhas que Deus realizou nela, em favor de todos aqueles que estão prontos para acolher a Deus em suas vidas. Isabel e João Batista, ainda não nascido, são contagiados por essa visita missionária e também exultam de alegria.

A casa que se abre para a Mãe de Jesus também sentirá logo a presença do próprio Jesus. Onde entra Maria, entra Jesus; onde está Jesus, Maria também está. Na Igreja, ela tem a missão de mostrar Jesus, “o bendito fruto do seu ventre”, e de ajudar-nos a ouvir sua palavra: “fazei tudo o que Ele vos disser”.

Todos nós, discípulos missionários de Jesus Cristo, a exemplo de Maria, deveríamos ter a mesma “pressa” para levar o Evangelho da salvação aos outros. A graça de Deus, experimentada em nossa vida, não deve ficar escondida e guardada só para nós. Toda a comunidade da Igreja precisa, atualmente, reencontrar o fervor missionário, que vem da alegria do Evangelho. As visitas missionárias, feitas muitas vezes com a imagem de Nossa Senhora, podem ter um grande fruto!

Temos urgente necessidade de transmitir a fé às novas gerações, a partir das próprias famílias, que pode fazer muito para a iniciação cristã de seus filhos. O papa Francisco tem feito constantes apelos para que sejamos uma Igreja “em saída missionária” e “em estado permanente de missão”. Disso depende o futuro da vida e da missão da Igreja. Nossa Senhora missionária nos ajude!

Da carta Pastoral sobre o ano Mariano Cardeal Odilo Pedro Scherer - Arcebispo de São Paulo