Mulher de sorriso contagiante, capaz de despertar a confiança também nas situações mais complicadas
Por Melania Lessa
Mulher de sorriso contagiante, capaz de despertar a confiança também nas situações mais complicadas, Ir. Leonella Sgorbati, Rosa, nome de batismo, nasceu em 09/12/1940 em Rezzanello de Gazzola (Piacenza), na Itália.
No dia 22 /11/1965, Leonella consagra-se ao Senhor da Vida, para que muitos “tenham vida em plenitude”! (Jo 10,10) Torna-se, então, Irmã Missionária da Consolata do jeito que o Bem Aventurado Fundador, José Allamano, queria!
Como obstetra, gastou sua vida ao lado das mães e dos cerca de quatro mil recém–nascidos que ajudou vir ao mundo e, como professora, a serviço da formação de centenas de enfermeiros/as.
Depois de 26 anos de vida missionária no Quênia, em 2002, se uniu à pequena comunidade das Irmãs Missionárias da Consolata, em Mogadíscio, na Somália, para abrir um Centro de Treinamento de Enfermagem para rapazes e moças somalis, em parceria com Aldeias Infantis, SOS.
Ela estava ciente da situação instável e perigosa do País, dominado por extremistas islâmicos, mas era entusiasta com a possibilidade de dirigir um Centro, para preparar futuros enfermeiros/as para o único hospital na Somália.
Foi assassinada juntamente com seu guarda-costas, Mohamed Mahhamud, em 17/09/2006. Banhou com seu sangue, uma das terras mais sofridas do mundo, a Somália. Será proclamada, Bem Aventurada, na terra onde cresceu, Piacenza, Itália, no dia 26/05/2018. Mas, seu sussurro “Eu perdoo, perdoo, perdoo...” faz dela testemunha universal da força transformadora do perdão e intercessora de todos os que suplicam e constroem a paz!
Ao proclamar a Ir. Leonella Bem Aventurada, a Igreja a declara feliz, segundo a lógica do Evangelho de Jesus: a felicidade plena!
*Aqui no Brasil, teremos uma Missa de Ação de Graças, nesse mesmo dia 26/05/18 na Igreja N. S. de Fátima do Imirim, às 17h00. Sinta-se convidado/a para esse momento festivo da Família Consolata.
Bem-Aventurada Leonella Sgorbati, rogai por nós!