A MISSÃO POR TODA A VIDA

Ide por todo o mundo e anunciai o meu Evangelho a todas as criaturas

Por Anair Voltolini

A Palavra desafiadora de Jesus aos seus Apóstolos: “Ide por todo o mundo e anunciai o meu Evangelho a todas as criaturas... Eu estarei convosco todos os dia até o fim dos tempos” (Mt 28, 19-20) é viva e sempre nova. Esta Palavra dirigida com unção e vigor no Espírito é a vocação fundamental da Igreja - A Igreja é missionária, pois o paradigma de toda a sua ação em todos os tempos é o dinamismo missionário.

Essa força evangelizadora é um potencial vivo, presente na vida de cada discípulo de Jesus. Todo batizado é um discípulo missionário, enviado a testemunhar com alegria sua fé, visibilizada na vivencia cotidiana da caridade evangélica a exemplo do próprio Cristo.

A Missão de Jesus é a vocação da Igreja, e de todo o cristão. Mas, para que o anuncio de Jesus possa chegar a todos os povos Ele vai chamando algumas pessoas e enviando-as com uma especial unção e as CONSAGRA PARA A MISSÃO AD GENTES. Assim são os Missionários e as Missionárias que deixam tudo e partem além fronteira para partilhar com outros povos a sua vida e a sua fé.

IMG-20190224-WA0046

Eu me sinto agraciada com esta especial vocação. Sou Irmã Missionaria da Consolata. Já estive em missão fora do Brasil por 30 anos. Desses, oito os vivi em Moçambique. Voltei ao Brasil em 2012 e tendo concluído aqui a minha missão, neste momento estou me preparando para retornar a Moçambique.

Acolhi com muita alegria este novo envio missionário. Ele é a expressão de um compromisso de fidelidade ao Carisma das Missionárias da Consolata, assumido desde a minha consagração, por toda a vida. Já não sou jovem, mas sinto ter ainda muita energia e possibilidades de ir e partilhar a minha vida, com aquele povo, que já amo e conheço bastante. Parto com a convicção que o Espírito do Senhor me acompanha e me conduz com sua fortaleza e sabedoria, e que a promessa de Jesus: “Estarei convosco todos os dias...” é uma certeza que infunde paz, confiança e segurança ao coração de quem Nele coloca a sua esperança.

Conversando com meu querido pai, nos seus 92 anos, sobre este novo projeto de missão, pedi-lhe o que ele pensava. Sua resposta deu-me grande consolação e serenidade. Disse-me: “Você foi chamada com esta vocação, para esta missão, então você deve responder, deve ir... Foi este modo de vida que você escolheu, portanto você deve seguir este caminho até o fim. A gente vai sentir saudade, mas vai também se habituar que você está longe. A minha alegria é que você esteja bem, vivendo a sua vocação missionária”. Com estas palavras tão sábias e confortantes e com a sua bênção eu vou partir com um profundo sentimento de gratidão.

Sei também que me acompanham e fortalecem as bênçãos da nossa terníssima Mãe, a Consolata e do Pai Allamano, nosso Fundador.

Quero ouvir do Papa Francisco essa forte expressão: “Não nos deixemos roubar o entusiasmo missionário!” (EG n. 80).

Anair Voltolini é Missionária da Consolata destinada ao Moçambique.