RASTROS DE FELICIDADE

Irmã Sonia Lobo é Missionária da Consolata e desenvolveu sua ação missionária no Quênia por bem 30 anos

Por Lourdes Bonapaz

thumbnail_DSCF1152Irmã Sonia Lobo é Missionária da Consolata e desenvolveu sua ação missionária no Quênia por bem 30 anos. Destes, seus últimos 10 anos desempenhou atividades diversas junto à juventude daquele país nas escolas de ensino Fundamental, Médio e Universidades.

Acompanhou também os jovens nas Paróquias, nos grupos de oração, encontros de formação e Retiros espirituais. Criou assim, amizades profundas com eles e os orientava para verdadeiros valores evangélicos. Os jovens a chamavam de “Makena” que significa pessoa feliz.

thumbnail_DSC03619Retornou ao Brasil em dezembro de 2017 para estar mais perto de sua mãe idosa e doente. Hoje é parte da comunidade das Irmãs na escola Anjo da Guarda, em Brasília, Distrito Federal. No início deste ano recebeu essa carta de um dos grupos de jovens com quem se manteve em comunicação.

Nairobi, 10 de fevereiro de 2019.

Querida Ir. Sonia, hoje enquanto nós jovens Católicos da Universidade em Nairobi, fazíamos a Via Sacra, recordamos muito de você, com quem durante a quaresma nós rezávamos a Via Sacra lá no Centro de Espiritualidade, naquele recanto tão lindo e bem cuidado pelas irmãs. Aquele era um lugar muito frequentado por nós; algumas vezes somente para sonhar com um mundo melhor, para ter esperança ou ainda para estudar, pois era um lugar silencioso.

Queremos expressar a nossa gratidão Ir. Makena, pelo seu apoio, amor e confiança que sempre depositou em nós. Ainda recordamos da sua presença em nossas escolas, nós esperávamos felizes por aqueles encontros, das noites de orações, para nos preparar com um coração missionário para o dia Mundial das Missões, ou em outras ocasiões esperando para o dia de Pentecoste.   Sim, recordamos também os inúmeros Sábados de cada mês, junto com Pe. Tortalla, enquanto os sacerdotes atendiam as confissões, você nos preparava para este sacramento da reconciliação, nos encorajava a ir com confiança à confissão, para esse encontro especial com Cristo.

Nossa gratidão pelos momentos que passamos com você. Suas palavras eram impregnadas de vibrações e você não perdia nenhuma oportunidade para manifestar seus bons sentimentos. Makena, você foi para nós uma missionária da esperança, sua presença foi sempre decisiva para nós; sua atuação, sua dedicação e disposição em evangelizar moldaram a nossa vida.

Youth 001Nossa querida Makena, você caminhou no meio dos jovens, lá onde se luta, vive, e espera. Você valorizou tudo o que havia de bom em nós, foi nossa estrela, brilhou em nós e para nós e ajudou-nos a ser protagonistas das nossas vidas.
Em ser Makena, com sua alegria, você transformava o sofrimento e a festa em compromisso, ajudando-nos a seguir adiante na alegria do Evangelho.

Nossa eterna gratidão por seu trabalho missionário entre nós jovens através da sua presença e também através do “Proclamation” que muito ajudou em nossa caminhada e nos momentos de reflexões e orações.
Nós a amamos muito e jamais vamos esquecer o que você foi para nós.

Seus amigos e amigas, jovens do Quênia.