REGIÃO AMÉRICA NASCENTE

Uma semana já se passou desde a abertura do encontro dia 15/11, com as vinte participantes

Por Lourdes Bonapaz

Uma semana já se passou desde a abertura do encontro dia 15/11, com as vinte participantes que deviam olhar com ternura e compaixão a realidade de cada Região existente no continente americano.

DSC04685De fato elas dedicaram muito tempo para escutar com o coração, o que cada irmã tinha para partilhar. Elas também foram unânimes em afirmar, e com gratidão, que em todo o território americano, muita vida foi doada e oferta com generosidade por todas as Missionárias desde os inícios.

Hoje, afirmam, é a nossa hora de viver a missão com ainda maior intensidade de fé, coragem e capacidade de arriscar.

Diante da realidade de pequenez e fragilidade constada no Continente, Madre Simona diz: “quanto mais sentimos a nossa pequenez, mais seremos capazes de comunhão”.

Mesmo, na intensidade dos trabalhos de reflexão e oração para progredir no processo da nova configuração de Região do Continente, no Domingo dia 18, com surpresa, foi feita uma parada. Antecipadamente foi celebrado o jubileu de ouro das irmãs Teobaldina Oro, Rachelita Rosito e Renata A. Smaniotto durante a celebração Eucarística presidida pelo superior dos IMC, padre Aquiléo Fiorentini, em seguida foi servido um bom almoço de confraternização.

DSC04689Dando sequência aos trabalhos, a assembléia unanimemente aprovou as sugestões oferecidas pelos grupos: das Superioras, Secretárias e Administradoras, para a nova configuração da Região América.

Na oração final celebraram com emoção o passado vivido pelas irmãs com grande intensidade de amor e doação; celebraram o presente com o magnificat e acenderam uma vela representando cada uma das circunscrições do continente; olhando para o futuro, as superioras com as velas do presente, acenderam uma única vela grande, representando o nascimento da REGIÃO AMÉRICA, ainda que não juridicamente, mas no coração das Irmãs.

Ao final de tudo pode-se dizer que este foi o último “conselho alargado do Continente americano e o primeiro encontro da agora “REGIÃO AMÉRICA”.

Lourdes Bonapaz é missionária da Consolata em SP.