COLÉGIO CONSOLATA CELEBRA PADROEIRA

Celebrar o Dia de Nossa Senhora Consolata, 20/06 em tempos de isolamento social, foi um grande desafio para a nossa Comunidade Educativa.

Por Fátima Manoela, Maria Helena Souza e Alessandra Camilo

IMG-20200625-WA0034Celebrar o Dia de Nossa Senhora Consolata, 20/06 em tempos de isolamento social, foi um grande desafio para a nossa Comunidade Educativa.

A equipe abraçou a ideia com muito entusiasmo! Dia após dia fomos nos preparando e, de coração aberto, sob a inspiração do Espírito Santo, realizamos uma linda partilha de dons, fazendo deste, um momento único, que marcou mais uma importante página da História do Colégio.

Iniciamos nossa preparação para a Festa da Padroeira, com a significativa vivência do mês Mariano. O tradicional envio das capelinhas às famílias foi substituído, com sucesso, pela Capelinha, pelo Oratório e pelo Jardim, virtuais. A comunidade recebeu, diariamente, os famosos "cards" Marianos. Em maio, os "cards" continham as padroeiras dos países da América e no mês de junho, demos continuidade com os "cards" da Mãe Consolata.

Ao longo desse tempo, versículos bíblicos e pensamentos allamanianos foram semeados em todas as oportunidades "on e off line". Incontáveis manifestações de fé se espalharam por nossas redes sociais: fotos, vídeos, desenhos, depoimentos, etc. Afinal, ao falarmos de Maria, trazemos para bem perto do nosso coração a figura da mãe que acolhe e que inspira tantas ações.

No decorrer desse período tão especial, também através das redes sociais, unimo-nos aos demais Colégios do Instituto das Irmãs Missionárias da Consolata no Continente Americano: Colégio Santa Teresita – Mendoza/Argentina, Hermanas Missioneras de La Consolata – Bogotá/Colômbia, Escola Anjo da Guarda, Brasília/Brasil, Cidadela Juvenil Don Bosco/Colômbia. Essas instituições, que se encontravam motivadas por ocasião do Encontro Intercontinental de janeiro de 2020, realizaram uma significativa aliança, onde o amor à Educação Evangelizadora e à Mãe Consoladora realmente frutificou.

IMG-20200625-WA0046Quando enfim chegamos ao mês de junho, muito já havia sido feito e sonhado para as festas da Mãe Padroeira. O pensamento Allamaniano nos animava: “Nossa Senhora sob todos os títulos é uma só; vós, porém, deveis honrá-la de modo especial sob o título de Consolata... Se celebramos com grande amor todas as festas de Nossa Senhora, com mais intenso amor ainda devemos nos preparar e celebrar esta, que é a ‘nossa festa’ de maneira toda especial”.

Recebemos, com alegria, em preparação para a Novena da Consolata, a presença amiga do Pe. Paulo Mze - IMC, que realizou a tradicional bênção do Colégio e da Comunidade Educativa. O vídeo da bênção foi acolhido com muita emoção. Ver Pe. Paulo, ao lado da nossa diretora Irmã Irilda Motter, caminhando pelo Colégio vazio, emocionou e "mexeu" com muita gente.

IMG-20200625-WA0061Durante a novena, as orações e homenagens se intensificaram. Rezamos uns pelos outros, pela Igreja, por nosso amado Papa Francisco, pelas Irmãs Missionárias e Missionários da Consolata e por todos os membros da Comunidade Educativa: alunos, familiares, representantes da Associação de Pais e Mestres, ex-alunos, professores, colaboradores e parceiros. Reforçamos nosso pedido de saúde, da graça especial que desejamos alcançar, unindo-nos a todos os povos e a todas as nações. Pois, como Família Missionária, não poderia ser diferente! Nosso pedido mais forte foi: Que alcancemos a vitória sobre a Covid-19.

Depois de uma caminhada tão intensa, o que esperar do grande dia? Certamente algo novo e ao mesmo tempo tão nosso!

IMG-20200625-WA0051A devoção e a gratidão pela presença consoladora de Maria em nossas vidas conduziram-nos ao Dia do Colégio, comemorado em 19 de junho. Nessa ocasião, realizamos uma das mais lindas experiências de Fé dos últimos anos de nossa História. Educadores, Irmãs, alunos, famílias e amigos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental iluminaram, com seus rostos, as telas de centenas de computadores, tabletes e celulares. Olhares ávidos pelo encontro, pela oração e pelo coração de Nossa Mãe e Rainha.

Não temos palavras para descrever o que sentimos, mas guardamos a certeza de que é bom estarmos juntos e de que todas as dificuldades dos tempos atuais serão superadas com o amor e a proteção Mariana.

Rogamos para que nossa fé permaneça intacta, assim como o quadro da Mãe Consolata permaneceu intacto sob os escombros da guerra. Ela, que salvou seu povo de tantas dores e peste, permaneça ao nosso lado, livrando-nos de todo o mal.

Ao fazermos memória à nossa História, sentimo-nos ainda mais Consolata!

Entre canções, flores e lágrimas, nossa Mãe recebeu sua merecida coroa de 2020, que brilha mais intensamente do que qualquer outra que já lhe foi ofertada, afinal, essa coroa foi lapidada com a nossa ESPERANÇA!

Renovados pela celebração da Solenidade de Nossa Mãe e Padroeira, afirmamos: Comunidade Educativa do Colégio Consolata, mais Consolatina que nunca!

Fátima Manoela, Maria Helena Souza e Alessandra Camilo são professoras – Comunidade Educativa do Colégio Consolata