VIDA LONGA, ABENÇOADA

Irmã Estevina Chiarelli nascida em fevereiro de 1930, Bela Aliança, SC partiu esta manhã, 18 de setembro para sua última morada

20230918_101425Irmã Estevina Chiarelli nascida em fevereiro de 1930, Bela Aliança, SC partiu esta manhã, 18 de setembro para sua última morada, junto do Pai.
Rosa, seu nome de Batismo, foi a quarta dos 15 filhos desta numerosa família.
Foi a primeira das cinco Missionárias da Consolata, a ingressar na Vida Religiosa-Missionária. Sendo a mais velha das mulheres a sair de casa, deixou sua mãe um tanto desamparada, ao ingressar no Instituto, mas Deus não se deixa vencer em generosidade; preencheu o vazio deixado com bênçãos e graças infindas.

20230723_144159Irmã Estevina fez toda sua formação inicial e Primeira Profissão Religiosa em Rio do Oeste, SC e os votos Perpétuos já em São Paulo.
IMG-20170227-WA0031Boa parte de sua vida missionária foi pautada, desde cedo, nas rouparias e lavanderias nos Seminários dos nossos Irmãos missionários da Consolata. Em Jaú, São Manuel e Jd. São Bento em SP; Três de Maio e Erexim, RS; Rio do Oeste, SC e também em muitas das nossas casas com atividades várias.
Passou de 1984/85 assistindo sua mãe idosa e depois uns 5 anos colaborando em nossa Casa Mãe na Itália.

De volta ao Brasil permaneceu em nossas casas, principalmente do Imirim, Campos do Jordão, Jd. Consolata e na Casa Regional, SP onde eu a encontrei algumas vezes, ainda muito ativa em várias atividades da casa como na capela, portaria e outras.

Eu a encontrei novamente em nossa Casa Regional quando retornei das Missões fazendo serviço de “office boy” o que ela gostava muito, mesmo quando isso não era mais indicado por causa da idade, ela insistia em sair.  Ficava visivelmente triste, quando já bastante fragilizada, não podia sair para algum serviço.
Em 2018 passou para a Casa Allamano em São Miguel Paulista, onde permaneceu até seus últimos dias, entregando-se serenamente nos braços do Pai. Que nossa Irmã Estevina descanse em paz e receba o prêmio dos que serviram a Deus, doando-se cada dia com amor e generosidade.

Lourdes Meller Bonapaz é Missonária da Consolata em SP