A IMPORTÂNCIA DA MULHER NA COMUNIDADE CRISTÃ COMO TESTEMUNHA DA FÉ EM CRISTO

Como resgatar a importância da mulher para a Igreja nos dias atuais?

Por Andrea Leite Carvalho

20191107_125256O tema do meu trabalho é sobre A importância da mulher na comunidade cristã como testemunha da fé em Cristo. A pesquisa parte do seguinte problema: Como resgatar a importância da mulher para a Igreja nos dias atuais? Desse modo, buscou-se resgatar elementos históricos que contribuíssem na compreensão da importância da mulher na comunidade cristã, destacando grandes exemplos de mulheres que foram testemunhas do seguimento de Cristo com a entrega total de suas vidas até o ápice, o martírio.

20191107_125938_001Para isso, a primeira parte do trabalho foi feita para evidenciar de maneira sucinta, figuras ilustres de mulheres que foram essenciais na Bíblia, tanto no Antigo como no Novo Testamento. A segunda parte trata de apresentar as primeiras mártires do cristianismo primitivo, bem como os elementos fundamentais de sua entrega pessoal.

A terceira parte serviu para termos uma visão geral do Magistério da Igreja sobre a mulher, utilizando alguns exemplos de mulheres que se destacaram no período da Patrística. Por fim, a última parte trouxe como modelo de seguimento e entrega total, Ir. Leonella Sgorbati, martirizada na Somália em 2006.

Ir. Leonella Sgorbati, mártir do perdão, doou sua vida inteiramente à missão, de maneira especial no continente africano, tendo como fim o martírio em terras sômalas no ano de 2006. Com isso, vemos que Ir. Leonella encarnou os aspectos martiriais do carisma das Irmãs Missionárias da Consolata por meio de sua paixão, levando-a a entrega total e livre de sua vida dedicada a Jesus e aos irmãos. Ela foi capaz de tornar visível em seu corpo, o martírio diário de cada missionária da Consolata que doa sua vida, dia após dia, numa entrega total e absoluta até o fim. Isto se dá, pois cada missionária está unida ao fio vermelho que percorre a história do Instituto, guiado pelo Espírito Santo, gerando vida para a Igreja.

IMG-20191108-WA0007A melhor síntese da vida de Ir. Leonella Sgorbati foi feita por Bento XVI na oração do Angelus em 24 de setembro de 2006. Ele assim testemunhou: “Esta religiosa, que desde há muitos anos servia os pobres e os pequeninos na Somália, expirou pronunciando a palavra “perdão”: este é o mais autêntico testemunho cristão, sinal pacífico de contradição que demonstra a vitória do amor sobre o ódio e o mal”.[1]

Portanto, através desse estudo o(a) leitor(a) terá a oportunidade de compreender que a valorização da mulher se dá pelo conhecimento das habilidades próprias do ser feminino. A partir disso, vemos a importância deste estudo nos dias atuais em que a desvalorização do humano cresce a cada dia. Somos seres que foram criados para a complementariedade e para o cuidado com a Criação, obra de Deus. Por isso, devemos nos esforçar na luta pelo resgate da vida, fazendo com que cada ser humano tenha sua dignidade garantida, tanto dentro como fora da Igreja.

Andrea Leite Carvalho é ‘Pré Noviça’ das Missionárias da Consolata,SP.

[1] BENTO XVI. Angelus - Castel Gandolfo, 24 de Setembro de 2006. Disponível em http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2006/documents/hf_ben-xvi_ang_20060924.html>. Acesso em 16 de jul. de 2019.