IRMÃ PACÍFICA SCHIAVI

Irmã Pacífica, natural de Milão, Itália viveu a maior parte de sua vida aqui no Brasil, desde 1955.

Por Lourdes Bonapaz

IMG-20210923-WA0023Irmã Pacífica, natural de Milão, Itália viveu a maior parte de sua vida aqui no Brasil, desde 1955.
Foi chamada à casa do Pai dia 23/09/21 na Casa Allamano, São Miguel Paulista, SP onde se encontrava desde dezembro de 2007 por motivo de saúde. Tinha 98 anos de idade e 72 de Profissão Religiosa.

Durante sua longa vida entre nós exerceu vários cargos e serviços em nossas casas. Foi coordenadora de comunidades, mestra de noviças e de junioristas. Foi também secretária da escola Cristo Rei em Horizontina, RS e como educadora e orientadora da formação religiosa para adultos no Colégio Paulo VI em Brasília. Viveu vários anos em Campos do Jordão em nossa casa de acolhida às irmãs que precisavam de descanso, para refazer as energias para o apostolado missionário. Aí ela marcava presença na pastoral da saúde no hospital e visita às famílias.
Assumiu por muitos anos a secretaria da Região Brasil em São Paulo com muita competência e dedicação.

Irmã Pacífica sabia dividir bem seu tempo entre oração e lazer, trabalho e ensino da catequese, que fazia com verdadeira paixão missionária. Visitava as famílias, principalmente os doentes levando sobre tudo, uma palavra de consolação juntamente com seu belo sorriso. Não perdeu oportunidades para espalhar palavras de consolação e evangelizar.

IMG-20210924-WA0005Irmã Pacífica foi acometida pela COVID 19 e ficou internada, no hospital Sta Marcelina por quase 3 meses. Retornou em comunidade muito frágil, necessitando de oxigênio e com sonda naso-gástrica precisando de muitos cuidados, que não lhe faltaram, tanto da parte médica como das Irmãs e funcionárias da comunidade da Casa Allamano.

Irmã Pacífica por sua vez teve pequena melhora e se comunicava pelo olhar e sorriso, que mesmo no sofrimento não lhe faltou. Ela procurou a vida toda fazer a vontade de Deus e foi assim que se despediu da vida; numa entrega serena e confiante, cercada pelo carinho das Irmãs de comunidade. Na verdade, ela se apagou sem nunca ter se lamentado de nada, deixando-nos um grande exemplo  a seguir.

Querida irmã Pacífica, agradecemos seu testemunho de fé e da procura constante em fazer em tudo a vontade de Deus. Que a Mãe Consolata a acolha em seus braços maternais. Descanse em paz.

Lourdes Bonapaz é Missionária da Consolata, SP