‘CONSOLA JOVEM’

Aconteceu  o encontro ‘CONSOLA JOVEM’ com a participação da  “Família Consolata”, padres, irmãs, leigos, jovens missionários da Consolata e dos seminaristas do Propedêutico da Arquidiocese de São Paulo

Por Lourdes Bonapaz

20191124_153204Aconteceu nesse último final de semana o encontro ‘CONSOLA JOVEM’ com a participação de toda a “Família Consolata”, padres, irmãs, leigos, jovens missionários da Consolata e dos seminaristas do Propedêutico da Arquidiocese de São Paulo. Consola Jovem é um jeito nosso de –animar os jovens- levando a mesma consolação que recebemos de Jesus Cristo às outras pessoas; com simplicidade, humildade, mas com muito amor e alegria.

20191124_143709Este evento é parte de uma série de outros, programados para o ANO VOCACIONAL das Irmãs Missionárias da Consolata que teve início com o Mês Missionário Extraordinário lançado pelo Papa Francisco em outubro deste ano e aconteceu nas dependências da Casa das Irmãs na Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo. Esteve presente mais de cem pessoas a maioria, vindas das Paróquias vizinhas e até de Carapicuíba, SP e de mais longe ainda. Todos aproveitaram do evento que contou com a acolhida, um momento de oração inicial e muita animação; visita à exposição missionária composta por vídeos mostrando realidades de missão e vários objetos de países da África, América, Ásia e Europa; 20191124_160833visita às tendas do carisma, momentos de adoração Eucarística e participação do espaço cultural que estava bem animado com apresentações cultural e danças do Quênia, Moçambique e do Brasil. Além disso, os jovens contaram com “Sala de escuta e oportunidade para Confissões”. Houve linda interação e harmonia entre os participantes, tornando o encontro mais experiencial e profundo.

O dia tinha tudo para ser perfeito, pois cada detalhe foi pensado, rezado e programado com carinho; uma programação bem bolada para jovens de todas as idades.A meteorologia não estava mostrando-se ao nosso favor. O dia se apresentou, desde cedo, com vento forte e geladinho. Mesmo assim, nada impediu a juventude inscrita de chegar até nós. O vento frio que poderia atrapalhar se tornou nosso aliado, desafiando o grupo a uma animação mais movimentada, calorosa e intensa, usando as energias e calor próprios do coração juvenil para aquecer o ambiente. E deu resultado! ‘Vento frio, mas corações bem aquecidos e vibrantes’ na busca de conhecer mais sobre a vida, o carisma e o jeito de ser ‘Missionárias/os da Consolata’ e encontrar a própria vocação na Igreja e na sociedade.

20191124_143116O tempo passou muito rápido que excedeu ao que havíamos previsto, mas ninguém reclamou. Sinal que foi muito bom.Concluímos este maravilhoso encontro com a celebração Eucarística do domingo de Cristo Rei do universo. O celebrante, Padre José Adeildo Pereira Machado, reitor do seminário propedêutico, aproveitou do momento para os últimos recadinhos aos participantes. Além da Ação de Graças pelo encontro, nos lembrou sobre o verdadeiro reinado de Jesus Cristo, nos motivando a pedir como o bom ladrão na cruz: “Jesus, lembra-te de mim, quando tiveres entrado no teu Reino!”.

O encontro foi uma bênção para todos, neste domingo de Cristo Rei, encerrando o ano Litúrgico 2019. Por tudo e todos somos agradecidas, principalmente pelas pessoas que nos acompanharam com a oração, participação nos trabalhos e organização.  Agradecemos de modo particular a todas as pessoas, que compareceram e participaram com grande entusiasmo e alegria do ‘Consola Jovem’. “Deus é bom o tempo todo”.

Lourdes Bonapaz é Missionária da Consolata em SP.