Religiosos se reúnem em Brasília para a Semana Vocacional Missionária

Participaram do evento 40 animadoras e animadores missionários vocacionais.

Por Andrea Bonatelli

O Centro Cultural Missionário (CCM) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) promoveram a 5ª Semana de Formação Vocacional Missionária, em Brasília, DF, entre os dias 28 de março e 1º de abril. Participam do evento, 40 animadoras e animadores missionários vocacionais da Vida Religiosa Consagrada e dos ministérios ordenados.

????????????????????????????????????

A Semana abordou o tema produzido pela equipe interdisciplinar da CRB para reflexão durante o ano da Vida Consagrada: “Vida Religiosa Consagrada em processo de transformação: qual serviço de animação missionária vocacional hoje?” Neste contexto, Irmã Susana Rocca, psicóloga e doutora em Teologia Prática ministrou palestra sobre as novas gerações e a experiência de Deus. A religiosa refletiu sobre as luzes e as coisas novas que estão surgindo dentro da Vida Consagrada e a necessidade da continuidade da transformação. “Uma Vida Consagrada não se sustenta sem a experiência de Deus. Mesmo com contextos diferentes, formas de rezar diferentes, missões diferentes, a experiência de Deus é essência”. A psicóloga explicou que os jovens querem sentir-se reconhecidos, as comunidades querem amizade, querem confiança e as congregações religiosas podem contribuir com essa realidade. “A questão afetiva, da acolhida, a questão da autonomia, devem ser consideradas pelos consagrados. Não vou fazer só o que diz a Igreja, mas, além disso. Tenho que levar adiante o que eu estou querendo fazer, o projeto de Deus que me faz feliz”.

Irmã Susana também refletiu sobre as características da espiritualidade hoje e o aspecto da humanização. “Hoje nós, religiosos, precisamos estar mais abertos à humanização, no sentido de fomentar uma vida comunitária enriquecedora, fraterna, onde se dialoga mais. Esta questão está em alta e o jovem busca isso. Busca transparência, busca uma vida coerente e em comunidade”.

Atenta à palestra sobre as novas gerações, Irmã Maria José Moreira, religiosa da Instrução Cristã, elogiou a semana de formação e a abordagem deste tema. “O jovem da minha época é muito diferente do jovem de hoje. É uma diferença gritante. A tecnologia vem ajudando o jovem a avançar, mas ao mesmo tempo, a gente vê que ele não consegue caminhar de acordo com valores e princípios. Os jovens precisam da nossa ajuda para encontrar o caminho. E eles estão abertos a isso”.

A religiosa, com 27 anos de Vida Consagrada, complementou: “A vocação existe. Jesus continua chamando o jovem para a missão na Igreja. Nossas congregações precisam encontrar meios para acolher este jovem e esta Semana Vocacional está contribuindo para isso. Essas reflexões nos ajudam a trilhar caminhos e dar continuidade à nossa missão da Vida Consagrada”. O diácono Maico Ferreira de Oliveira participou da Semana Vocacional em busca de orientação para o trabalho como promotor vocacional no Instituto Missionário de São José, em Taubaté, SP. Para o diácono, a Semana traz uma visão ampla sobre o acolhimento do jovem e a percepção da vocação na juventude. “Todo mundo fala em crise de vocação, mas, estou percebendo que ela existe, o que precisamos é reconhecer essa vocação. As congregações precisam se mostrar para os jovens, a partir da divulgação podemos colher bons frutos”.

Maico explicou que ter uma Vida Religiosa Consagrada não o impede de ser uma pessoa aberta à sociedade. “Esse é o perfil do religioso hoje. Estamos em todos os lugares da sociedade e é isso que muitos jovens querem de uma congregação. Que ela esteja no meio da sociedade, lidando com obras sociais, lidando com cultura, esporte e lazer. O jovem quer uma evangelização que parte de dentro da Igreja e que aconteça também do lado de fora, em todos os lugares”.

O diácono disse ainda que a facilidade que ele tem em se comunicar com a juventude vem de encontro com o que está aprendendo nesta semana. Ele vai levar mais conhecimento e até experiência, adquirida junto aos outros religiosos, para melhorar o trabalho dele como promotor vocacional no interior de São Paulo.

A 5a Semana Vocacional Missionária teve como objetivo reanimar vocacionalmente e missionariamente os participantes, criando processos de transformação da vida religiosa consagrada na aproximação e no encontro com as juventudes.