PENSE EM PESSOAS FELIZES

Aí pelos anos 1980-1981 as Postulantes se reuniam na Casa Regional das Irmãs Missionárias da Consolata em São Paulo para sua formação inicial.

Por Lourdes Bonapaz

20220327_102427Aí pelos anos 1980-1981 as Postulantes se reuniam na Casa Regional das Irmãs Missionárias da Consolata em São Paulo para sua formação inicial.
Após anos de formação, algumas jovens se tornaram Irmãs da Consolata e outras não. Mas todas foram enviadas a evangelizar, por esse mundo de Deus. Todas bem preparadas e animadas para a Missão/Consolação....  Algumas por proximidade, sempre mantiveram contato e comunicação, outras não, pois nem todas tinham rede de comunicação no país onde atuavam.

IMG-20220327-WA0020Durante o forte da pandemia do Coronavírus, no hoje da vida, foram se achando novamente por ação divina e constituíram um grupo on-line. A saudade foi aumentando, foi apertando até explodir e surgir novas oportunidades. E o grupo decidiu se reunir, não mais on-line, mas presencialmente!
Vocês não podem imaginar o que foi o reencontro dia 27 de março de 2022, na casa de uma delas. Haja coração! Gente que veio de Portugal, da Venezuela, Paraná, Rio Grande do Sul e algumas de São Paulo (outras ainda de Santa Catarina e Mato Grosso, on-line). Valeu, valeu o esforço de todas e de cada uma em particular.

Após os abraços prolongados e lágrimas de emoção, sentamos para o café da manhã.
Junto com o alimento do corpo surgiam as recordações, ecos de um passado vivido juntas há muitos anos atrás. Muitos risos e aplausos tudo ao mesmo tempo, coisa linda de ver o quanto se querem bem como irmãs verdadeiras.

20220327_143638Após um saboroso almoço preparado com muito carinho, novamente sentamos para, agora sim partilhar o que me pareceu como se fosse os “Atos dos Apóstolos”: partilha e escuta com o coração.
Houve uma pequena introdução/oração “ECOS DE UM PASSADO” e todas, uma por vez, pode partilhar onde viveu, trabalhou e principalmente sua missão com o povo de Deus. Faltou tempo, pois todas tinham muito a dizer (usamos tempo cronometrado).

Foi muito recompensador ouvir das ex-postulantes a expressão: "eu fui formada e lapidada por vocês, Irmãs da Consolata, por isso hoje sou uma pessoa do bem!" E todas levaram ensinamentos e valores que moldaram suas vidas pessoais, pois, casaram, tiveram filhos e os educaram e moldaram com seus valores. São pessoas felizes e realizadas! Isto nos enche de santo orgulho e gratidão a Deus e então cantamos juntas a canção: “Põe a semente na terra não será em vão, não te preocupes a colheita, plantas para o irmão...!" Emocionante momento foi este, se podia colher lágrimas nos olhos de algumas. Para não terminar em lágrimas de emoção, fechamos o encontro com uma dinâmica, já preparada, de gratidão. Deus obrigada por este dia. Todas puderam se expressar!

Lourdes Bonapaz é Missionária da Consolata em São Paulo.