Missão na Amazônia colombiana

Irmã Rubiela trabalha em projeto social com jovens, visando uma formação integral para a vida.

* Por Blanca Rubiela Orozco Gómez e Benildes Clara Capellotto

Irmã Rubiela é Missionária da Consolata há 44 anos. Entrou para a Vida Religiosa missionária aos 3 de janeiro de 1977. Após a formação e primeiros votos, esteve na Itália por seis anos e ali atuou na Animação Missionária Vocacional, de 1990 a 1995. Porém, é no campo da Educação que desenvolve e concentra toda a sua atividade missionária destes 45 anos de entrega a Deus e anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo. A fim de melhor se preparar para a Missão na Educação, irmã Rubiela obteve nas Universidades São Boaventura e Santo Tomás de Bogotá o grau de Mestre de Especialização em Administração Escolar e a partir daí percorreu um vasto e rico itinerário missionário.

Trabalhou por seis anos com um grupo indigena em Puerto Gaitán, Meta, Colômbia, onde se dedicou à criação de um Centro de Educação Superior para a formação dos indígenas para o bachalerato em Educação e atividades no campo e de 20 pequenas escolas em vários pontos isolados de Puerto Gaitán a fim de facilitar o acesso dos indígenas à educação.

Atuou também na Universidade São Boaventura em Bogotá, num Projeto Universitário que tem como objetivo ajudar os estudantes a projetar o seu futuro profissional. Desenvolveu nesta Universidade a Pastoral Universitária e, entre as muitas atividades, organizou com os estudantes a ação de assistência humanitária junto às populações nos lugares mais pobres da periferia de Bogotá.

IMG-20210125-WA0037

Projeto educativo

Enquanto atuava na Universidade de São Boaventura, foi chamada, em 2013, pelo bispo de San Vicente Del Caguan, Monsenhor Francisco Javier Munera Correa, IMC, para desenvolver um projeto educativo que deveria ter início naquela diocese, que compreende uma vasta área de 17.873 km2 com uma população de 42. 374 habitantes, situada no Estado de Caquetá, Colômbia.

A princípio, irmã Rubiela foi chamada para dar início a uma Escola Universitária – Instituto Técnico para o trabalho, educação e desenvolvimento humano. Toda a organização do Centro Educativo é 100% voltada para jovens do campo maiores de 18 anos, muito vulneráveis, que vivem na pobreza e são vítimas da violência social.

Este Centro pertencia à diocese de São Vicente Del Caguan tendo sido fundado pelos sacerdotes da Congregação Salesiana de Dom Bosco em 1994 e gerido por eles até 2012.

Os jovens acolhidos neste Centro recebem hospitalidade, alimentação e educação de alta qualidade, totalmente gratuitos. A diocese assume grande parte das despesas do Centro, mas, recebe apoio financeiro também de entidades internacionais como da Conferência Episcopal Italiana (CEI) e da União Europeia.

A partir de 2017 quando foi firmado o “Acordo de Paz” entre o governo da Colômbia e as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), muitos jovens e suas famílias que tinham sido incorporados pela guerrilha começaram a voltar e a buscar novas formas de vida e isto deu início a um esforço para a reconstrução do tecido social. Portanto, o trabalho com estes jovens nestes últimos anos tem sido muito difícil. A Instituição que se chama “Cidadela Juvenil Amazônica Dom Bosco” deu início a um trabalho de reconstrução com o auxílio de entidades estrangeiras, sobretudo, da Cáritas Norueguesa e local. Este trabalho visa, sobretudo, a formação integral dos jovens, levando em conta estes aspectos: projeto pessoal de vida, convivência pacífica, formação à liderança, incentivo para a criação e cultivo de hortas comunitárias, formação e aprendizado de informática, pecuária.

Para este ano de 2021 terá início o Projeto “Formação para a mulher reincorporada” – sendo que ao final do ano, as que participarem, receberão um certificado que as habilita para o trabalho de liderança no campo. Este mesmo certificado já foi outorgado para 280 jovens do Departamento (Estado) de Caquetá, Colômbia. Cada um destes projetos de formação integral compõe módulos de 40 horas de aulas cada um, num total de 25 projetos, sendo 15 agrícolas e 10 de pecuária.

As Irmãs Missionárias da Consolata estão presentes em São Vicente Del Gaguan há muito tempo – 60 anos – desenvolvendo um trabalho intenso de evangelização, na educação, saúde (hospital) e pastoral, seja na área urbana e na rural.

Irmã Rubiela nos últimos oito anos dedica-se a tempo pleno na direção e orientação, administração dos muitos projetos do Centro que está implantado na zona rural a uma distância de 4 quilômetros da cidadezinha de São Vicente Del Caguan.

* Blanca Rubiela Orozco Gómez, MC, é missionária na Colômbia e Benildes Clara Capellotto, MC, é missionária no Brasil.