Da reflexão, à ação!

A Comunidade do Jardim Consolata e da Casa de Formação das Missionárias da Consolata, se reuniu para refletir, sobre o tema da CAMPANHA DA FRATERNIDADE deste ano.

 Por Maria Conceição Nascimento da Silva

20170329_170955No desejo de nos empenharmos cada vez mais com o “cultivo da vida”, no dia 29 de março próximo passado, a Comunidade do Jardim Consolata e da Casa de Formação das Missionárias da Consolata, se reuniu para refletir, sobre o tema da CAMPANHA DA FRATERNIDADE deste ano: Biomas brasileiros e defesa da vida; cultivar e guardar a criação. O encontro foi assessorado pelo Pe. Gianfranco Graziola, IMC o qual, com grande capacidade e simplicidade nos iluminou e ao mesmo tempo nos desafiou para um compromisso maior com toda a criação.

Ele começou com uma breve explanação dos temas de outras Campanhas da Fraternidade ligados ao tema deste ano.  Ajudou-nos a entender o objetivo de se retornar ao tema da criação como uma continuação do tema do ano passado que era o cuidado pela Casa Comum. É importante, disse ele, uma conversão do coração em relação aos biomas brasileiros como espaço de vida e vida em abundancia.

Quanto mais formos conscientes daquilo que constrói e destrói os biomas brasileiros tanto mais seremos empenhadas na defesa da vida cultivando e guardando a criação. (Gn 2,14). Usando o método ver, iluminar e agir ele nos lembrou mais uma vez que o compromisso de preservar a criação é urgente! A campanha não pode se reduzir somente ao tempo da quaresma, ou seja, 40 dias. Mas devem ser, atitudes de cuidado que perdure pela vida a fora.

20170329_170540Precisamos unir as forças para consolidar a “ecologia da natureza, a “ecologia humana”, e a “ecologia social”. Somente deste modo poderemos fazer subir o nosso canto pela vida e pela paz.

Como Missionárias da Consolata, chamadas a anunciar Jesus Cristo em todos os lugares, este tema nos conduz principalmente àqueles que ainda não conhecem que a VIDA que Jesus viveu e proclamou é dom presente em toda a criação. Eis uma grande “Missão”!

Maria Conceição Nascimento da Silva é Missionária da Consolata em SP