Missionárias da Consolata na Educação - Brasília

É uma história construída sobre os valores essenciais da vida

 Por Isabel Cristina Tomazelli

 A Escola Anjo da Guarda, situada em Brasília, DF teve início em 1968. É uma história construída sobre os valores essenciais da vida, graças ao _MG_0104trabalho e a dedicação incansável e carinhosa, das primeiras Irmãs Missionárias da Consolata que chegaram à Capital Federal, e das que, hoje, levam adiante esta obra. Atualmente trabalham na Escola as Irmãs: Isabel Cristina Tomazelli, Inês Fiorentini, Regina Ângela Salvador e Evanilde Chiarelli.

Como em todo lugar, hoje a Educação, é um trabalho árduo e desafiador, que pode ser comparado ao plantio em terra fértil, sob um olhar atento, voltado para as possibilidades que poderiam advir, exercido com dedicação integral e muita entrega.

Seguindo firme o lema deixado pelo fundador, Bem-Aventurado José Allamano, as Missionárias da Consolata desde o início buscaram fazer “o extraordinário no ordinário”, ratificando diariamente que o “bem deve ser bem feito”.  Assim, a cada ano, elas vêem seu trabalho florescer, frutificar e seguem semeando e colhendo frutos. Parece até utopia, mas é realidade.

_MG_2027Atualmente a Escola funciona com 12 turmas que compõem um corpo com cerca de 340 alunos, entre 2 a 5 anos de idade; uma Equipe de 40 funcionários, entre administrativo, pedagógico, especialista e geral.

A Escola Anjo da Guarda fiel a seus princípios e filosofia cristã, desenvolve sua proposta por meio de projetos didático-pedagógicos para os quatro bimestres que compõem o ano letivo. O fio condutor de orientação é formado pelas palavras: fraternidade, vida-missão e solidariedade.

Carinhosamente denominada “Família EAG” (Escola Anjo da Guarda), esta comunidade contribui e atua como colaboradora na realização de atividades sociais, tarefas do cotidiano didático-pedagógico e surpreende em sua capacidade de doar, de reconhecer; _MG_9971bem como de sugerir no que tange a regulação das relações família-escola e vice-versa.  A escola vai se consolidando e em sua trajetória tem sido agraciada, consecutivamente, nos últimos 4 anos  com a menção honrosa “Escola Legal”, pelo Sindicato  dos Estabelecimentos  Particulares de Ensino do Distrito Federal.

A educação hoje é um grande desafio, sem dúvida alguma, mas é gratificante ver nossos pequenos incorporando valores e atitudes que levarão para toda vida.  Continuemos semeando sementes de bem, de paz e amor em terra boa e fértil, a colheita, deixemos para o Dono da Messe!

Isabel Cristina Tomazelli, MC é a Diretora da Escola Anjo da Guarda