TEMPO PRECIOSO

Este tempo de encontro tem como objetivo ajudar a explorar as graças e desafios da “Idade Madura

Por Maria Da Silva Ferreira

IMG-20190717-WA0003O programa, Alla tua ombra, tem como objetivo ajudar a explorar as graças e desafios da “Idade Madura”, não deixando que a morte nos pegue de surpresa. Para isso, fomos chamadas a fazer uma parada na vida, uma viagem dentro de nós mesma desde o nascimento até hoje. Segunda edição do Programa.

Vivemos momentos de gratidão, integração, perdão dado e recebido, reconciliação conosco e com outras pessoas. O que nos levou a encontrar o significado de tudo isso dentro da nossa vida. Uma tomada de consciência de que somos chamadas a viver a diminuição das nossas forças, partindo da diminuição na pessoa de Jesus Cristo no seu caminho e do nosso Fundador como ancião.

No caminho da nossa diminuição vamos continuamente deixando algo para trás e só o essencial da vida se torna importante. Este percurso da “diminuição” entra na Dinâmica da ENTREGA como fez Jesus. Ele foi se doando no dia-a-dia, revelando a misericórdia do Pai. Ele não fez tudo, mas confiou aos apóstolos a sua Missão. Ele não se fecha no seu sofrimento próprio, mas oferece, realiza o plano do Pai.

Também eu, a cada dia, devo renovar a minha ENTREGA, entrar no Mistério de Jesus que morre, dando-nos sua vida. Jesus a oferece, antes que lhe fosse tirada. Não deixou que a morte o pegasse de surpresa.

Contemplando o rosto do nosso Fundador ancião presenciamos o espírito com o qual ele viveu essa etapa da sua vida. Diz ele, “o meu segredo foi de buscar ‘Dio Solo’ e a sua ‘Santa Vontade’ manifestada nos meus Superiores”. Conhecemos os seus sacrifícios desses anos, de ter que diminuir as suas atividades como: visitas ao Instituto, idas à Catedral nos domingos, correspondências com seus filhos e filhas missionários, não poder celebrar a Missa todos os dias, etc. “Meus caros, os anos passam e as misérias aumentam... não se pode fazer como se desejaria” (à comunidade de férias em Sto. Inácio 29/08/1925).

Nesta etapa da vida somos chamadas a viver à espera do “esposo”, na intimidade com Ele, o que dá o verdadeiro sentido da vida. Já dizia Chiara Corbella: “Nascemos e nunca mais moremos... procurei a tua face, agora desejo conhecer-Te. Estou à espera do Senhor com a lâmpada acesa”.

A cada momento tenhamos nossos olhos e ouvidos atentos para perceber a sua presença, a sua chegada. “Fui chamada desde toda a eternidade - Minha vida para o Pai não tem idade – Pois nasci para viver eternamente”.

Idade madura é a etapa entre o ‘já e não ainda’.

Por esta experiência feita, eis a minha gratidão a Deus e às Irmãs que nos acompanharam durante todo o programa.

Maria Da Silva Ferreira, MC, é missionária na Amazônia.