RELIGIOSAS SE PREOCUPAM COM “MAIS VIDA”

É importante e é preciso cultivar uma atitude de admiração e de encanto diante da vida e da natureza que nos circunda. Este é o primeiro passo para começar a cuidar dela.

Por  Anair Voltolini

A Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB – é organizada em Regionais, como por exemplo, Regional São Paulo, e nestes regionais está constituída em Núcleos. Nosso núcleo em São Paulo é nominado RESA, que significa “Núcleo da Região Santana”. Esses núcleos formados pelas Congregações Religiosas, masculinas e femininas, presentes neste território se encontram para momentos significativos de formação sobre temas diversos, de reflexão, de oração e de partilha e de vida em fraternidade.

20170326_141603No dia 26 de março próximo passado, realizou-se o primeiro encontro do Núcleo RESA que contou com a participação de 47 Religiosas. A reunião aconteceu na Casa das Irmãs Passionistas – Lareira São José, no Bairro Tremembé, SP.

O tema de reflexão foi o da Campanha da Fraternidade 2017: “BIOMAS BRASILEIROS E CUIDADO PELA VIDA”. Foi muito interessante seguir através de imagens e explicações a apresentação de cada bioma: Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampas, realidades brasileiras que apresentam dois rostos contrapostos: a beleza da biodiversidade e a devastação e degradação da mesma pelo engenho humano corrompido pela ignorância, pela ganância, pela corrupção, pelo descaso, etc. É forte e urgente para todos os brasileiros e não menos para os Religiosos e Religiosas o apelo a assumir o compromisso pela vida do nosso planeta e em particular dos nossos “biomas”.

Depois de um espaço de escuta e de reflexão nos perguntamos o que nós pessoas consagradas em missão podemos fazer para cultivar e salvaguardar o que ainda resta da beleza, da exuberância e do conjunto bio-orgânico dos nossos biomas. Repetimos a afirmação do Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, que é importante e é preciso cultivar uma atitude de admiração e de encanto diante da vida e da natureza que nos circunda. Este é o primeiro passo para começar a cuidar dela. Outro ponto evidenciado foi a consideração da nossa responsabilidade na área da educação. Muitas escolas estão sob nossa jurisdição, isto significa que milhares de pessoas estão envolvidas nas nossas entidades educativas. Como é urgente e inegociável a nossa missão de educar a cuidar da nossa Casa Comum. Várias outras reflexões foram partilhadas na perspectiva de formar as novas gerações para uma consciência ecológica e à defesa da vida.

20170326_171012Concluímos renovando nosso compromisso de acolher com alma e coração os apelos da Campanha da Fraternidade que querem ser uma resposta na luta pela vida plena dos seres humanos e da Mãe terra, que Deus Pai com tanto amor colocou em nossas mãos para que a cultivemos e dela cuidemos.

Neste encontro houve também a constituição da coordenação do Núcleo RESA, em substituição a que desempenhou este serviço durante vários anos. Agradecemos a coordenação cessante pelo serviço alegre e generoso nesta porção da VIDA RELIGIOSA DE SÃO PAULO, que muito faz com sua presença e ação junto aos mais frágeis e esquecidos da sociedade. Acolhemos com a mesma alegria e espírito de fraterna colaboração a nova equipe que se dispôs a este serviço no Regional.

Anair Voltolini é superiora Regional das Irmãs Missionárias da Consolata no Brasil.