Missionárias do continente americano avaliam evangelização

O Encontro teve como objetivos Formação, Reflexão e Partilha dos caminhos de Evangelização neste vasto continente, para buscar juntas novos horizontes a nível de Missão e de organização do Instituto

Por Missionárias da Consolata

missionaria_consolata_festa_encontro_continental_6

Desde o dia 2 de fevereiro, a Casa Regional das Missionárias da Consolata situada em São Paulo, começou a acolher com muita alegria, as Irmãs participantes do Encontro do Continente América, agendado para acontecer entre os dias 4 e 12 de fevereiro. Na América, as Missionárias estão presentes na Argentina, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Brasil e Estados Unidos. Portanto, participaram a Superiora Regional de cada país com seu respectivo Conselho, a Administradora e a Coordenadora da cada comunidade. Da Itália vieram Irmã Simona, Superiora Geral e seu Conselho e a Administradora Geral. O Encontro teve como objetivos Formação, Reflexão e Partilha dos caminhos de Evangelização neste vasto continente, para buscar juntas novos horizontes a nível de Missão e de organização do Instituto. Diante de tantas mudanças e transformações que acontecem no mundo, foi sentida a urgência de parar, refletir, rezar e partilhar experiências, para tentar entender que caminhos o Senhor aponta daqui para frente, para, na fidelidade ao Carisma Missionário, darem respostas mais adequadas às necessidades urgentes do tempo presente, nos lugares mais vulneráveis.

missionaria_consolata_festa_encontro_continental_5O encontro foi concluído com um momento celebrativo de ação de graças pelos dias vividos na fraternidade e comunhão, na abertura e disponibilidade ao Espírito de Deus que conduz e faz novas todas as coisas, confiando a cada participante a responsabilidade de caminhar com todas as Irmãs. Assim, juntas, assumiram o compromisso de fazer acontecer o projeto carismático das Irmãs Missionárias da Consolata, segundo o sonho e o coração do Fundador, o Bem-Aventurado padre José Allamano, hoje.

Participantes:

Centro do Instituto - Itália: Madre Simona Brambilla – Superiora Geral (italiana) - Conselheiras: Irmãs Natalina Stringari (brasileira), Cecília Pedroza Savedra (colombiana), Carmelita Semeraro (italiana) e Adriana Gazzera - Administradora Geral (italiana)

Região Argentina/Bolívia: Irmã Gabriela Maria Bono – Superiora Regional (italiana) e as Irmãs: Palmira Moreira Cohello (portuguesa), Rubi Idaly Sanches (colombiana), Remija Eliasi Njimba (tanzaniana), Hannah Martha Wambui Ndungu (queniana), Providenza Neri (italiana), Maria Dolores Otero Fernandez (espanhola) e Maria Elena OssaTamayo (colombiana)

Região Estados Unidos: Irmã Silvestri – Superiora Regional (italiana) e as Irmãs: Giuseppina Galbusera (italiana) e Rachelita Rosito (italiana).

Região Amazônica: Irmã Lina Beatrice Kessy – Superiora Regional (queniana) e as Irmãs: Mary Agnes Njeri Mwanji (queniana), Anangélica Vidal da Silva (brasileira), Leta Bota (italiana), Noemi Del Valle Mamani (colombiana), Celina Chiarelli (brasileira) e Maria Teresa Tukani Karatu (queniana)

Região Colômbia/Venezuela: Irmã Graça Maria Lamero (portuguesa), Superiora Regional e as Irmãs: Eleusa Socorro do Carmo Ferreira (brasileira), Imelda Stefani (italiana), Restituta Devota Malile (queniana), Ivana Cavallo (italiana), Maria da Graça Duarte Amado (portuguesa) e Ângela Paleari (italiana)

Região Brasil Sul: Irmã Anair Voltolini (brasileira) – Superiora Regional e as Irmãs: Maria Conceição do Nascimento (brasileira), Maria Angelina Deretti (brasileira), Domenica Marchiaro (italiana), Carleta Gerard Longo (tanzaniana), Aurora Cossu (italiana), Isabel Cristina Tomaselli (brasileira), Irilda Motter Carbonera (brasileira), Myriam Depiné (brasileira), Sofia de Carvalho (brasileira), Cecilia Beltrami (brasileira), Hilda Motter Carbonera (brasileira), Maria Costa (brasileira), Melania Lessa (brasileira), Renata A. Smaniotto (brasileira)

Entrevista com as Superioras Regionais 

  1. 1. Em poucas palavras, como você define o serviço que as Missionárias da Consolata prestam à Igreja e ao Povo de Deus na sua Região?
  1. Quais são os maiores desafios que as Irmãs encontram nesse serviço?

Região Argentina e Bolívia: Irmã Gabriella Bono (italiana)

O nosso é um serviço missionário muito diversificado, que prestamos há muitos anos nesses dois países, e que exige muita doação, amor, dedicação e desprendimento. Atuamos em colégios, mas, sobretudo nas paróquias, em lugares desafiadores. Temos consciência disso - porque é este o nosso Carisma - assim a nossa é uma presença alegre e persistente no meio do povo, caminhando com eles, ajudando-os a viver os valores cristãos e a descobrirem os seus direitos, para poderem ter uma melhor qualidade de vida.

  1. Os desafios maiores, a nosso ver, são estes:
  2. A cultura Andina. Esta cultura precisa ser mais aprofundada por nós, para ser melhor entendida. Só assim poderemos dar respostas mais adequadas aos povos com os quais trabalhamos.
  3. A promoção vocacional. Dar mais atenção, acolher e acompanhar com muito carinho e amor as jovens que o Senhor nos está enviando.

Região USA – Ir. Riccardina Silvestri (italiana)

A nossa colaboração como Missionárias da Consolata é a presença entre a população da etnia PIMA, no Estado do Arizona. Acompanhamos os cristãos com a Catequese e a Formação de Lideranças. No Alabama socorremos, em situações de emergência, os Afro-americanos e imigrantes hispânicos do México, América Central e outros que se encontram em necessidade. Nossa presença é entre a classe média e a classe pobre. Os primeiros servem-se de nós para ajudar os que mais precisam. O nosso trabalho pastoral é nas paróquias, com a catequese de crianças e adultos, com os hispânicos que migram para o Michigan.

Os desafios são muitos, mas enumero dois: O maior de todos é a injustiça social que deriva de um sistema capitalista, que nestes últimos 30 anos criou um abismo enorme entre ricos e pobres: pobres sempre mais pobres e ricos sempre mais ricos e as leis da imigração sempre mais desumanas, com pouca ou quase nenhuma esperança de melhora.

Região Roraima/Amazonas - Ir. Lina Beatrice Lucas Kessy (queniana)

O nosso serviço missionário em Roraima e na Região Amazônica é uma vida simples, que testemunhe Jesus Cristo, o Consolador. Atuamos na periferia urbana e na área indígena, na formação de lideranças e no diálogo inter-religioso. Desafio: penso que de todos, o maior seja viver a profecia no meio do povo simples, construindo com eles “o bem viver” no amor, na harmonia, na justiça e na misericórdia.

Região Brasil: Ir. Anair Voltolini (brasileira)

Cada seis anos as Irmãs Missionárias da Consolata elaboram, em Assembleia Geral, um Projeto Apostólico para ser vivido nas diversas comunidades presentes na Região Brasil. As prioridades missionárias que assumimos e as quais estamos implementando são: Animação missionária e vocacional na Igreja Local; formação de animadores das pastorais (catequese, liturgia, juventude, famílias e outras); educação, como espaço privilegiado de evangelização e povos indígenas.

O desafio que a congregação enfrenta hoje é a diminuição dos membros, obrigando a redução de presenças missionárias. Gostaríamos de estar em muitos lugares testemunhando e partilhando nossa fé e a alegria de vivermos nossa Consagração para a Missão; gostaríamos de estar no meio do povo nos enriquecendo de seus valores e suas culturas; que novos caminhos se projetem e novas gerações se encantem e apaixonem por Jesus Cristo e pelo anúncio do seu Evangelho até os confins da terra.

(CC BY 3.0 BR)