MISSIONÁRIAS DA CONSOLATA – VIVER E REVIVER

Vibramos mais uma vez pelo nosso Carisma de Evangelização e Consolação

Por Lourdes Meller Bonapaz

thumbnail_20170713_160631_001Terminado o Capitulo Geral em 07 de junho, a assembléia capitular se desfez com o compromisso de ser capitular por seis anos. Assim, aqui no Brasil estivemos reunidas com nossas capitulares durante os dias 12,13 e 14 deste mês para reviver e nos apropriarmos das resoluções do XI Capitulo Geral e encerramos com uma romaria em APARECIDA no dia 15/07/17.

Foram dias vividos com intensidade. Vibramos mais uma vez pelo nosso Carisma de Evangelização e Consolação. Éramos um grupo grande de Irmãs vindas das mais diferentes realidades de Missão aqui no Brasil, mas também do Ad-Gentes, além fronteiras; ao todo éramos umas setenta Irmãs e um casal de Leigos Missionários da Consolata, que esteve no Capitulo Geral, na Itália.

DSC04364O forte da assembléia foi rever e gozar parte da História de nossas origens e da nossa presença missionária no mundo, com o apelo de lançarmo-nos para o futuro com a sabedoria de quem viveu plenamente uma epopéia que hoje é vida e vitalidade para as novas gerações.

Também nos propomos passos a serem trilhados, desde agora, para concretizar o caminho proposto pelo Capitulo de redesenhar as nossas presenças no mundo missionário.

Aqui na América seremos, num próximo futuro, uma grande Região formada por todos os países onde atuamos. Tudo ainda é muito novo e gera um pouco de medo e insegurança, mas é o desafio que nos propomos para melhor servir a Igreja do futuro e partilhar nosso Carisma e Espiritualidade com os povos deste grande continente. Assim será reorganizado também nos outros continentes.

Sabemos que não estamos sós na vida e na caminhada de Missão. Maria, nossa Mãe, é nossa estrela guia; ela que na Igreja é chamada “estrela da Evangelização”.

20170715_113706Com esta certeza e levando no coração todos os povos, onde anunciamos a Boa Nova de Jesus, peregrinamos com os LMC, para o Santuário de N. Senhora Aparecida. Tínhamos muito para agradecer, mas também muito para lhe confiar. A ela entregamos com esperança o novo caminho a ser percorrido por nossa Família Consolatina aqui na América e nos outros continentes.

Sentimo-nos acolhidas e abraçadas pela Mãe Aparecida que neste ano celebra 300 anos de bênçãos e graças no meio de nosso povo brasileiro que tanto a ama.

Aparecida estava repleta de gente, mas sempre tem um lugarzinho para mais alguém. Nosso grupo era como que um grãozinho em meio à imensa multidão de romeiros que, de todos os cantos do Brasil, lá se encontrava para louvar e agradecer. Isso acontece todos os dias durante o ano todo em Aparecida, mas você pode imaginar como será durante o mês de outubro que é sua festa.

Alegremo-nos e com a fé de todos os romeiros, peçamos que aumente a nossa fé, cantando com alegria.

Viva a mãe de Deus e nossa, sem pecado concebida,

Viva a virgem Imaculada, a Senhora Aparecida. ...

Lourdes Meller Bonapaz é Missionária da Consolata