SEMANA DA PÁTRIA

Todos, unidos, são convocados a buscar sempre o bem e a justiça para essa pátria, que precisa, de verdade, ser mais amada.

Por Sandra Guimarães

foto1 (2)

De 02 a 06/09 será realizada a Semana da Pátria no Colégio Consolata.A celebração da Semana da Pátria é oportunidade para acender nas mentes e corações de cada brasileiro o desejo de se dedicar a uma complexa tarefa: qualificar a cultura cidadã da nação e, assim, transformar o Estado. Todos, unidos, são convocados a buscar sempre o bem e a justiça para essa pátria, que precisa, de verdade, ser mais amada.

É um tempo que deve inspirar o compromisso civilizatório de buscar novas dinâmicas e respostas para que a pátria não continue a sofrer, deitada no “berço esplêndido”, as consequências dos privilégios intocáveis, das inaceitáveis e abomináveis práticas comuns nas instâncias do poder político. Para isso, é preciso ter a coragem de dar um passo determinante: vencer os cenários de exclusão que fragmentam a sociedade, criando um contexto desfavorável à participação altruística nos processos cotidianos que dão forma à realidade brasileira.

Estimada comunidade educativa, se de fato amamos nossa Pátria precisamos acreditar e buscar valer os valores éticos e morais. Precisamos acreditar que será somente pela educação que poderemos conquistar nossa plena Independência. É IMPORTANTE QUE valorizemos mais a educação, pois esse é o meio pelo qual poderemos contribuir ainda mais com mudanças positivas na sociedade.
foto8 (1)Aqui fica nosso grande apelo: nosso amor pela Pátria passa indiscutivelmente pela boa, autêntica e profunda educação. Lembramos que a tarefa da educação não pode ficar somente com a escola. Os pais, a família e toda a sociedade precisam e devem contribuir para que nossas crianças e jovens sejam educados e formados em plenitude.
Que Deus nos ilumine para que cada um de nós tenha o compromisso de agir como cidadão consciente, comprometido com os valores éticos e cristãos para uma convivência que favoreça sempre o predomínio da “paz”, a harmonia, o diálogo, a justiça e a fraternidade.
A Bíblia nos fala sobre isso e nos oferece os parâmetros para entendermos o que nos falta para sermos felizes e fazer do nosso país um continente abençoado com a Paz de Deus – Shalom. Salmo 33.12 diz, “Feliz a nação que tem o Senhor como o seu Deus! Feliz o povo que Deus escolheu para ser dele!” Essa afirmação diz mais o que Deus faz, do que o povo em questão deve fazer. “Mas o que o Senhor planeja dura para sempre, as suas decisões permanecem eternamente”.
Que nós aprendamos a cada dia o valor de nossa gente que batalha, que se esforça, que luta para ser um país melhor, digno e com espaço para acolher os seus próprios filhos, para que possamos viver nosso cotidiano com a esperança de dias cada vez melhores.

Sandra Guimarães é Professora do Colégio Consolata.