VERMELHO, CARDEAL

Pe. Giorgio Marengo, Missionário da Consolata e Prefeito Apostólico da Mongólia, a serviço de Cardeal na Igreja.

Por Simona Brambilla

No dia 28 de agosto de 2022, 22º domingo do Tempo Comum, em que a liturgia nos dá imagens de humildade, pequenez, mansidão e serviço, celebramos a Eucaristia de ação de graças; Família Consolata em Nepi, agradecendo com alegria a Deus pelo dom do irmão, Pe. Giorgio Marengo, Missionário da Consolata e Prefeito Apostólico da Mongólia, a serviço de Cardeal na Igreja.

Nas palavras do Papa Francisco: «Ser cardeal é certamente uma dignidade, mas não é honorífico. O nome já diz - "cardinal" - que evoca a "dobradiça"; portanto, não algo acessório, decorativo, que sugere uma honra, mas um pivô, um ponto de apoio e sustentamento essencial para a vida da comunidade” (Consistório público ordinário, 14 de fevereiro de 2015).

Sim, padre Giorgio é chamado a um serviço de caridade, a ser um pivô vivo, um ponto de apoio e movimento na vida da Igreja e para as pessoas que encontrará na missão que Deus lhe confiou. E tudo isso só se torna possível na humildade de quem conhece a própria fraqueza e a misericórdia onipotente de Deus, que ama habitar frágeis vasos de barro (cf. 2Cor 4,7-15) e revelar seus segredos aos mansos, porque é glorificado pelos humildes (cf. Sir. 3, 17-20).

giorgiomarengoA cor vermelha que caracteriza o mandato do cardeal lembra amor, vida, paixão, sangue, fogo. Como disse o Papa Francisco em sua homilia durante o Consistório de 27 de agosto de 2022, é o "fogo poderoso (...) que animou o apóstolo Paulo em seu incansável serviço ao Evangelho, em sua "corrida" missionária guiada, sempre impulsionada pelo Espírito e pela Palavra. É também o fogo de tantos missionários que experimentaram a cansativa e doce alegria de evangelizar, e cuja própria vida se tornou evangelho, porque foram antes de tudo, testemunhas”. Mas trata-se também do "outro fogo, o das brasas. O Senhor também quer comunicar isso a nós, porque como Ele, com mansidão, fidelidade, proximidade e ternura - este é o estilo de Deus: proximidade, compaixão e ternura - podemos fazer com que muitos gozem da presença de Jesus vivo no meio de nós "

Confiamos o padre Giorgio à mão abençoada, forte e terna de Deus e à proteção da Consolata, e continuamos a acompanhá-lo como verdadeiras Irmãs, para que viva o serviço "vermelho" que lhe foi confiado com paixão, alegria, confiança e entregar-se totalmente ao Fogo que purifica, aquece, ilumina, regenera, fecunda, envia.

Simona Brambilla é Superiora Geral das Missionárias da Consolata