A ALEGRIA DE EVANGELIZAR

Irmã Ana Paula dedica-se quase a tempo pleno na Promoção humana, principalmente a formação da mulher oferecendo vários cursos e evangelizando.

Por Lourdes Bonapaz

Tenho a grande alegria de oferecer a você amigo leitor, o testemunho missionário de nossa Irmã Ana Paula Foletto que está em Missão na Guiné Bissau desde 1992.

17425122_1459979100687067_8708899240117955855_nEla é Gaúcha, natural de Horizontina, RS, e atuou por muitos anos aqui no Brasil, servindo nos seminários dos Missionários da Consolata, em nossas Casas de Formação, na Casa Regional, MC e IMC, nos Hospitais de Votorantim e Nitro Química, S P. Uma presença sempre alegre e sorridente servindo com generosidade e prontidão a todos sem distinção.

Trabalhou por vários anos na Itália, na Colômbia e Brasil, como parte da equipe de formação e agora, há 27 anos na Guiné Bissau onde fez parte do grupo das quatro irmãs que fundaram a Missão de Empada. Depois foi transferida à Bubaque, que fica no Arquipélago dos Bijagós e já são 15 anos de missão entre esses povos. De Bubaque, a comunidade das irmãs atende outras ilhas do arquipélago na área da saúde, promoção humana e evangelização.

As mulheres e jovens que frequentam seus cursos são na maioria da religião tradicional, várias muçulmanas, evangélicas e umas poucas católicas. Elas têm bom relacionamento entre si e se dizem muito felizes por tudo o que aprendem e recebem da convivência com as Irmãs Missionárias da Consolata.

Ir. Ana Paula dedica especial atenção aos menos favorecidos da sociedade, como crianças, idosos, pessoas necessitadas e com alguma deficiência física. A evangelização com esses grupos e pessoas acontece no relacionamento do dia a dia, sendo presença de consolação, de apoio e empatia, na escuta e valorização da pessoa assim como ela é, dirigindo uma boa palavra ou gesto sincero de quer bem.

IMG-20190731-WA0011Neste sentido ela contou-me de um jovem estudante que ficou paraplégico aos 09 anos após ter caído de uma árvore. O jovem Paulo é órfão de mãe, e o pai o abandonou, passando ele então a morar com um sobrinho. Paulo se tornou bastante autossuficiente com o apoio das irmãs da Consolata, que o ajudam provendo suas necessidades. Continua seus estudos e está terminando o Ensino Médio sempre com o apoio das Irmãs, quando necessário, o ajudam financeiramente. Paulo é uma pessoa realizada, feliz, transmite alegria e serenidade, não faz pesar a ninguém o fato de ser um cadeirante. Ele é um exemplo de superação e força de vontade na conquista de seus sonhos. Diz ele não quer parar aí, sonha em fazer uma faculdade e ter um trabalho que garanta o seu futuro.

Ir Ana Paula também diz que ele é de exemplo e inspiração para outros jovens da comunidade. Ela se sente muito feliz e realizada por ter sido instrumento de Deus na formação, educação e realização de tantas pessoas como o Paulo.

Hoje ela se encontra de férias no Brasil e não vê a hora de retornar à sua Missão, que nem parece ter 74 anos, pois seu entusiasmo e alegria em evangelizar continuam como no início de sua vida Missionária. Seu zelo apostólico não diminuiu com a idade, pelo contrário, se tornou cada vez mais cheio de sabedoria e eficácia. Vale a pena amar e servir a Deus no irmão e irmã.

Lourdes Bonapaz é missionária da Consolata, SP