O SENHOR ME CHAMOU E EU RESPONDI

“Seduziste-me Senhor, e eu me deixei seduzir”(Jr. 20,7)

Por Anelia Gomes de Paiva

“Seduziste-me Senhor, e eu me deixei seduzir”(Jr. 20,7)

Há alguns anos atrás senti que o Senhor me chamava, que Ele tinha um projeto diferente e especial para mim; um projeto que daria pleno sentido para minha vida e respondi: ‘eis-me aqui’.

Tudo começou assim:

Jesus crucificadoA minha vida antes de entrar no Instituto das Irmãs Missionárias da Consolata era boa e interessante, mas em um certo momento senti que estava incompleta, que precisava de algo a mais para sua realização… Caminho fazendo, descobri que a plena realização da minha vida estaria na entrega total àquele que tanto me amou e me ama, isto é, Jesus Cristo.

Ententi o chamado e comecei a responder, de forma consciente, em um momento de contemplação a Jesus Cristo Crucficado: Ele que tinha me dado tudo, na cruz: a própria vida. Assim a  resposta a Ele e à realização da minha vida, era a entrega total desta mesma vida, entendida como um deixar tudo, familia, trabalho, meus próprios projetos etc, para seguí-lo. E assim fiz!

Três realidades  marcaram a minha resposta: o trabalho pastoral na “favela” de Jandira e o testemunho de vida da Irmã Jacinta Theuri, da Consolata com quem eu trabalhava na favela, e a vida da bem-aventurada Irene Stefani, MC, que foi a minha grande inspiração. O trabalho na favela me ajudou a endender o sentido da missão, de ser «discípula em missão». Então entendi que o Senhor me chamava a uma missão, que “a minha vida era missão; missão de amar, e amar até os confins da terra”.

PICT0698A segunda realidade foi então o testemunho da irmã Jacinta, MC. Nela ganhei coragem para dizer sim ao seguimento a Jesus como irmã missionária da Consolata. Através do seu testemunho missionário, vi que valia a pena entregar a minha vida a Ele e pela missão.

E nesta resposta à vocação desejava ser como Irmã Irene Stefani.  E sonhava viver e doar minha vida entre os povos africanos. Com convicção e coragem me pus a caminho….

Essas três realidades, entre outras, foram mediações chaves e importante no meu caminho de discernimento vocacional e na minha resposta à vocação que considero muito especial: vocação Religiosa Missionária.

Alguns anos ja se passaram e continuarão a passar, e assim como respondi ao chamado deixando-me seduzir por Jesus, continuo a responder e continuarei até o fim, porque Ele não deixará jamais de me seduzir. Pois só com Ele e Nele é possível continuar a ser fiel, mas para isso é preciso se deixar seduzir dia a pós dia.

DSCN0219Entrei na Congregação em 1999 e em 2007 fui destinada às terras missionárias da Guiné Bissau, na qual no meio do povo e com o povo aprendo cada dia a ser missionária. Oh terra abençoada para minha vida missionária! Se eu tivesse mil vidas, daria todas elas para a missão! Porque Jesus me chama! E me chama sempre no presente, ou seja, me chama hoje! Hoje! Não amanhã ou depois de amanhã….! Hoje! Hoje! Hoje!

Nunca me arrependi de ter abraçada a vocação missionária. Sou feliz por ser missionária da Consolata! A resposta à vocação é uma linda aventura, mas feita com responsabilidade, empenho, compromisso e muita doação.

Anelia Gomes de Paiva é Missionária na Guiné Bissau, África