GRAÇAS PELA FUNDAÇÃO

 Celebramos com gratidão os 119 anos de Fundação do Instituto Missões Consolata e 110 anos das Irmãs Missionárias da Consolata,

Por Renata Albina Smaniotto

Dia 29 de janeiro, próximo passado, reunimo-nos na Casa Regional das Missionárias da Consolata, para celebrar com gratidão os 119 anos de Fundação do Instituto Missões Consolata e 110 anos das Irmãs Missionárias da Consolata, fundados pelo bem-aventurado Pe. José Allamano.

thumbnail_IMG-20200131-WA0020É olhando para ELE e penetrando na simplicidade de sua vida, na sua intimidade, que descobrimos a riqueza a nós oferecida e à Igreja, com a Fundação dos dois Institutos e seu Carisma Missionário. Olhamos para Ele com amor de filhas e filhos, para nele encontrar a nossa mais genuína identidade carismática, a expressão de nossa missão, e o valor de nossa vocação.Olhemos para Ele, ainda hoje e digamos: "Pai, acolhe-nos paternalmente, olha-nos amavelmente, prescruta-nos profundamente, e guia-nos no caminho da tua espiritualidade", pois o sentimos vivo em nossa história!

Com esses sentimentos no coração celebramos a Eucaristia juntos, na alegria e fraternidade; e renovamos nosso compromisso de amar e servir com sempre mais intensidade e doação. Pois, Jesus Eucaristia é a nossa força na caminhada do serviço missionário tão necessário hoje na Igreja; e rezamos também para que o Senhor, o dono da Messe, envie sempre mais missionários/as para sua Messe.

thumbnail_IMG-20200131-WA0019Celebrar é viver! É fazer emergir o significado mais profundo do nosso ser missionário e resgatar a memória das intervenções de Deus na Vida e na História desta nossa FAMILIA, gerada pelo Espírito no coração do Allamano.

Damos graças porque fomos chamadas/os a integrarmo-nos nesta FAMILIA para ser PRESENÇA DE CONSOLAÇÃO E ANÚNCIO no mundo, seguindo o mandato de Jesus que diz: “Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade” (Mc 16,15).

Damos graças porque nesta data, eu, você e muitos/as dentre nós, há 25, 50, 60 e mais anos atrás, SELAMOS nossa entrega total a Deus, que nos amou e nos escolheu como membros desta grande história de Consolação. Hoje ir Maria Costa, aqui presente, celebra seu jubileu de ouro.

Damos graças porque não temos apenas uma grande história para recordar e narrar, mas porque continuamos ainda hoje construindo a história desta FAMILIA MISSIONÁRIA sendo presença de anúncio e consolação em quatro Continentes:

Atuamos na Europa em 04 países, incluindo Itália, o lugar da nossa Fundação;Na África em 09 países para onde partiram os primeiros missionários enviados pelo próprio Fundador;Na América em 09 países, os quais deram à Igreja muitíssimas vocações ao Reino; a mais recente expansão missionária é na Ásia em 05 países, dos quais dois, receberão suas missionárias no início deste ano: Cazaquistão e Quirguistão.

IMG-20200131-WA0014 Após a Eucaristia festiva, continuamos louvamos o Senhor da vida e da Missão com uma belíssima confraternização/jantar, felizes porque temos ainda uma grande história a construir.

Jovem sonhe alto, junte-se a nós, na construção desta história de amor e de anúncio do Evangelho de Jesus aos que ainda não O conhecem. O mundo e a Igreja precisam de você.

Renata Albina Smaniotto é missionária da Consolata em SP.