VIDA QUE CONTA

Faltava-me esse algo a mais, para ser verdadeiramente feliz

Por Ligia Cipriano

Por muito tempo, no meu coração sentia  um grande desejo, como leiga, de fazer uma experiência missionária, de partir para novas terras, servir na missão, ... sentia que isso mudaria o percurso da minha vida. Não me importava o lugar, nem tão pouco o que iria encontrar. Queria dar uma resposta, buscar o sentido dessa inquietude e busca incessante que sentia, desse algo a mais que faltava-me  para ser verdadeiramente feliz.

20210507_142504Depois de uma longa espera, parti para a Amazônia, Brasil, como leiga missionária da Consolata, não fui eu que escolhi o lugar, foi o Senhor quem escolheu por mim. Fazer  a experiência do encontro com outros povos, suas culturas e vida, isso fez-me colocar em questionamento tudo o que tinha feito e vivido antes de chegar ao Brasil.

Durante o tempo que vivi no Brasil, com as diversas realidades que encontrei fiz a experiência não só interagindo com a vida do Povo, fazendo caminho com eles, mas fiz  um caminho interior no silêncio do coração com Deus. Aí redescobri que o Senhor nunca tinha desistido de mim, me esperou com paciência e amor.... Agora eu não podia mais fugir do “Amor que queimava e me deixava inquieta”.

O nosso Fundador, o Bem-aventurado José Allamano tem uma frase que sempre me questionou: “Ser Missionários na boca, na mente e no coração”. Nessa experiência fui à procura de uma resposta, saindo de Portugal deixei minha família, meu trabalho, conforto e encontrei a resposta: devia sair de de mim mesma e ir ao encontro do outro com o coração aberto e disponível para acolher o diverso com amor e deixar-se tocar pela graça de Deus, pois quando encontramos Jesus Cristo no Irmão, encontramos o Amor que nos salva e liberta e sentimos a sua Consolação. Não podemos ficar calados, quietos, devemos anuncia-Lo a todos. Pegar a nossa cruz e fazer estrada em direção à vida sofrida, sedenta de amor, de justiça, de esperança e consolação. São muitos os que nos esperam!

20210507_142432Estou agora, regressando de novo ao Brasil onde encontrei o Amor da minha vida, o verdadeiro sentido do viver; onde despertei do sono que não me deixava ver a alegria da Ressureição.

Pela primeira vez que cheguei ao Brasil foi como leiga , hoje estou de novo aqui como Irmã Missionária da Consolata, após um longo processo de formação. Foi um belo caminho de descoberta de mim mesma, de encontro com Jesus Cristo presente na vida, e a reafirmação do chamado à vocação missionária.

IMG-20210420-WA0014Sou muito grata e feliz em poder anunciar a todos os povos a alegria e Consolação que só Jesus nos pode dar conforme é o Carisma da Congregação das Irmãs da Consolata. Nossa Senhora Consolata , a Mãe de toda a Consolação, me acompanhou neste caminho de descoberta, ela me dizia como nas Bodas de Caná “fazei tudo aquilo que Ele vos disser”. (João 2, 5) Maria sempre guia os nossos passos em direção ao seu amado Filho Jesus. Devemos abrir o coração à graça de Deus e deixar-se guiar pelo seu Espírito em nós.. Deus faz tornar-se possível o que muitas vezes nos parece impossível! “Tudo posso naquele que me fortalece”. (Filipenses 4, 13)

Jovem, não tenha medo, Deus tem um projeto de amor para cada um de nós e quer que sejamos felizes. E você o que espera para descobrir qual é o seu?  ..... Confie, e lance-se...!

Ligia Cipriano é Missionária da Consolata, já a caminho da Amazônia brasileira