PAULO APÓSTOLO NA ESPIRITUALIDADE MISSIONÁRIA DE JOSÉ ALLAMANO

Na Igreja Católica o dia 25 de janeiro é uma data celebrada liturgicamente em tom de festa.

Por Anair Voltolini

Na Igreja Católica o dia 25 de janeiro é uma data celebrada liturgicamente em tom de festa, fazendo memória da Conversão de Paulo de Tarso. O aguerrido perseguidor dos discípulos de Jesus, dirigia-se para Damasco, quando inesperadamente, Jesus lhe aparece e revela-se a ele. Este encontro marca profundamente sua vida, o seu pensamento e ação. A visão e as palavras de Jesus convertem o seu coração e Paulo, na verdade será o apóstolo que mais contribuirá para a expansão missionária da Igreja. Ele é de fato chamado o Apóstolo das gentes.

Na vida do Allamano, Paulo incidiu fortemente na sua espiritualidade missionária, mas sobretudo na formação dos seus Missionários e Missionárias. Basta desfolhar os seus escritos, as suas conferências às Missionárias e Missionários para constatar com frequência textos das Cartas de Paulo da liturgia dominical ou diária, isso se torna ponto de partida ou o assunto principal das suas colocações formativas.

Paulo4Além de apresentá-lo como um dos principais protetores da Família da Consolata, José Allamano apontou Paulo como um grande modelo de Missionário para seus filhos e filhas. Ele indicava alguns elementos caraterísticos a serem focados como fundamentais para a vida apostólica missionária, sobretudo: o amor ardente por Jesus Cristo e o ardor pela evangelização e salvação dos não cristãos.

Ele faz notar a frequência com a qual Paulo fala de Jesus nas suas cartas. Diz em algum encontro formativo com as irmãs: “Todos os momentos nas epístolas, Paulo nomeia Nosso Senhor. O nomeia com paixão. Se vê que para ele Jesus Cristo era tudo... Dizia: ‘Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim’”. E o fundador insistia que esta atitude de Paulo deve configurar-se na vida das Missionárias: “Nosso Senhor deve viver em nós mesmos..., deve transparecer além das nossas ações; devemos representá-lo, que seja ele a viver em nossos pensamentos, palavras, etc”. Repetia ainda; “era tão ardente o seu amor por Cristo que o levava a exclamar: ‘quem nos separará do amor de Cristo? (Rm 8,35). E concluía que nada e ninguém poderia separá-lo deste amor”. E exortava a cultivar este mesmo amor apaixonado por Cristo e a pedi-lo como graça a São Paulo.

O Allamano era convencido que este amor entranhado por Cristo impulsiona a Missionária, o Missionário a partir para anunciá-lo, torná-lo conhecido e amado entre os povos; fortalece quem é chamado e enviado em missão a testemunhar, com a vida e com as palavras, o seu Evangelho de paz e de salvação para toda a humanidade.

Afirmava que a paixão de Paulo por Jesus se transformara nele em energia, tenacidade e ardor pelo anuncio do próprio Cristo; que se convertera nele em desejo incontido de torná-lo amado e glorificado. “Quanta energia tinha Paulo! Sem energia não fareis nada na missão. Coragem, energia, vontade de ferro! Mas para isto precisa amar muito o Senhor, amá-lo entranhadamente como o amou São Paulo”.

Depois de sublinhar estas duas características principais da vida e missão de Paulo – amor por Jesus Cristo e ardor pelo anúncio do Evangelho – o Allamano confirma: “Se consideramos bem a vida de São Paulo, encontramos todas as virtudes exercitadas em grau heroico: No santo resplendece a pobreza, a castidade, a mortificação/espírito de sacrifício, a humildade, a paciência, a oração”.

Os ensinamentos do Allamano, encorajando ao empenho pela santidade de vida, em conexão com o pensamento de Paulo, são numerosos e tomam em consideração diversos aspectos. Uma síntese podemos encontrá-la nesta sua pergunta: “Nós podemos dizer com são Paulo: ‘Não sou mais eu que vivo, mas vive em mim Jesus Cristo’?” Sublinha com entusiasmo: “Não podemos nunca esquecer o Apóstolo das gentes. Ele é nosso protetor e modelo natural”.

Insistia com firmeza com os jovens em formação: “Vocês devem imitar São Paulo; leiam com ardor as suas cartas”. E às Missionárias: “Paulo é o tipo da Missionária!”

São Paulo abençoai e acompanhai a ação evangelizadora da Igreja, fortalecei na fé e na paixão por Cristo e sua Missão, os seus Missionários e Missionárias.

Anair Voltolini é Missionária da Consolata, SP.