SEMENTES DE CONSOLAÇÃO NAS ILHAS BIJAGÓS, G. BISSAU, ÁFRICA

Foram 23 anos onde a semente da consolação foi semeada nos corações do povo bijagós

Por Maria de Lourdes Pereira

IMG-20230729-WA0035A missão das Irmãs Missionárias da Consolata em Bubaque, uma das ilhas do arquipélago dos Bijagós, teve início no ano 2000. Foram 23 anos onde a semente da consolação foi semeada nos corações do povo bijagós, e se Deus quiser vai brotar e dar frutos para o Reino.
Em meio a tantos desafios, as Irmãs todas que passaram por Bubaque viveram momentos felizes, no caminho da evangelização, também momentos difíceis para conseguir atingir outras ilhas e aldeias do arquipélago. Não foi só aventuras, mas experiências profundas do mandato do Senhor Jesus: Ide pelo mundo, ...nas ilhas mais distantes, até os confins da terra...

As irmãs que aqui passaram e viveram a Missão nesta realidade, se dedicaram com generosidade, sacrifícios e muita doação, enfrentando os perigos do mar e das florestas, a fim de chegar às aldeias distantes das ilhas. Na doação fiel a Deus, no seu sim semeando a semente da esperança, a semente da consolação e do Reino. Nesta realidade missionária, muitas vidas foram salvas no seguimento das crianças desnutridas e doentes das aldeias e ilhas; como no Centro de Recuperação Nutricional de Bubaque.
O povo nos cativou e nos acolheu com carinho. Foi assim que o desejo de ver esta gente evangelizada, também nos animou a ir em frente para anunciar o Evangelho, conhecer a língua e a cultura do povo Bijagós. A messe é grande e os missionários são poucos...  Mas, neste sonho e dentro deste contexto que fomos convidadas pela Congregação a deixar a missão de Bubaque no Arquipélago e partir para outras terras.

MINOLTA DIGITAL CAMERA

MINOLTA DIGITAL CAMERA

IMG-20230802-WA0010Saímos contentes, pois deixamos duas comunidades sob a proteção da Mãe Consolata. Uma na ilha de Soga e outra na aldeia de Bruce na ilha de Bubaque. Que a Mãe Consolata continue abençoando e consolando este povo tão sofrido, carente e sedento de Deus. Deixamos Bubaque com o coração partido, mas já com saudades desta linda missão. Coloquemos tudo nas mãos de Deus, porque a missão não é nossa, é de Deus.
Na esperança de que o Senhor da Vinha providenciará futuras evangelizadoras de consolação e ação, na doação a este povo e ao serviço missionário, partimos em paz!

Queremos também dizer que, nestes anos todos, muitas Irmãs da Consolata passaram semeando consolação e evangelizando em Bubaque. Com alegria e gratidão a Deus por toda a semente de consolação semeada nesta Missão por muitas Irmãs da Consolata de várias nacionalidades, que aqui viveram e se doaram menciono o nome de cada uma delas: Irmã Maria Inocência Giacomozzi, Ir. Natalina Stringari, Ex. Irmã Celia ReginaCampalde, Ir. Lucimar Tibola, Ir. Maria de Lourdes Pereira, Ir. Ana Paula Foletto, Ir. Anelia Gomes de Paiva (Todas do Brasil), Ir. Norma Valenzuela (Argentina). Ir Lucy Karwero (Kenya), Ir. Adriana Medina (Colombia), Ir. Salomé Mwenga, (Tanzania) Ex Irmã Desalesh Marcos Desta (Etiópia), Ir Alessandra Pulina, (Itália) e Ir. Terezinha Victor, (Moçambique).

Maria de Lourdes Pereira é Missionária da Consolata na Guiné Bissau.