DIA DO TRABALHO – SÃO JOSÉ OPERÁRIO

 Foi o Papa Pio XII, em 1955, que decidiu cristianizar esta festa

Por Lourdes Bonapaz

“O dia 1º de maio foi durante muito tempo um símbolo da luta de classes... Foi o Papa Pio XII, em 1955, que decidiu cristianizar esta festa, dando-lhe um santo protetor: São José Operário. Agora é a festa da consagração cristã do trabalho”.

DSC05664Disse o Papa Pio XII, naquele memorável 1º de maio de 1955, a uma manifestação de 200 mil operários, reunidos na Praça de São Pedro: “Neste dia 1º de maio, que o mundo do trabalho se adjudicou como festa própria, nós, vigários de Cristo, queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho a fim de que inspire na vida social as leis da equitativa repartição de direitos e deveres. Tomado neste sentido pelos operários cristãos, o 1º de maio, em vez de ser fomento de discórdias, de ódio e de violências, é e será um convite constante à sociedade moderna de completar o que ainda falta à paz social. Seja, portanto, o 1º de maio uma festa cristã, um dia de júbilo para o triunfo concreto e progressivo dos ideais cristãos da grande família do trabalho”.

O Papa instituiu neste dia a festa de São José Operário, protetor e modelo de todos os trabalhadores. O Evangelho fez dele um elogio incomum: chama-o de homem justo.
Atesta, portanto, que seu relacionamento com o próximo, com os fregueses, era inspirado no respeito, na justiça e na caridade. José, homem de fé, de oração, dedicado a um trabalho rude, humilde, comportou-se sempre com honestidade e dignidade. É neste sentido que é proposto pela Igreja como protetor e modelo para todos os operários que celebram neste dia a Festa do Trabalho.

São Paulo na Carta os Colossenses, nos exorta: “Operários, obedecei em tudo aos senhores desta avida, não quando vigiados para agradar aos homens, mas no santo temor de Deus. Pois em tudo o que fizerdes, é ao Senhor que o fazeis, e não aos homens, e Ele vos recompensará como herdeiros. É a Cristo Senhor a quem servis”. E lembra aos patrões o dever de justiça e equidade (Cl 4,1).

Este é o espírito novo que deve informar o trabalho cristão e o relacionamento de justiça e de amor entre empresários e operários.
Elevemos hoje uma especial oração ao grande santo, São José, em favor de todos os operários do mundo e também aos que estão em busca de um trabalho.
São José, rogai por todos nós.

Do livro O Santo do dia, Dom Servílio Conti, IMC