VINHO NOVO, ODRES NOVOS

O vinho novo requer capacidade para ultrapassar os modelos herdados

Por Lourdes Meller Bonapaz

CRB - Religiosas do Núcleo Santana, esteve reunida no último Domingo 30/07 no Colégio Padre Moye, Bairro do Limão com o Pe. Rubens Pedro Cabral, omi Coordenador da Regional São Paulo da CRB.

DSC04405O encontro ficou marcado, pela alegria e entusiasmo de um grande número de Religiosas das várias Congregações e Institutos de Vida Consagrada atuantes no Núcleo.

O momento foi apropriado também para uma oração MARIANA, celebrando os 300 anos de Graça e Luz, venerando Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, e Mãe nossa.

Meditamos sobre a missão de Maria na Igreja nascente, (At 1,12-14) e pedimos que ela interceda por nós para que sejamos fiéis aos nossos Carismas e possamos levar a luz da Fé para os que não crêem e ser no mundo sentinelas de Cristo.

A oração fez um grande silêncio em nossa alma, fecundando nosso ser para que, como Maria “escutemos a Palavra, guardemos tudo em nosso coração” e saibamos sair às pressas na direção de quem necessita de nossa presença.

DSC04412Em seguida Padre Rubens apresentou o documento “PARA VINHO NOVO, ODRES NOVOS”, fruto de estudo e da celebração da assembléia Plenária do dicastério da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Ele enfatizou a urgência de nos apropriarmos dessas orientações para atuarmos, com eficácia e profecia, aos que, na sociedade e a Igreja esperam de nós, Vida Consagrada.

O vinho novo requer capacidade para ultrapassar os modelos herdados, para apreciar as novidades suscitadas pelo Espírito, acolhê-las com gratidão e guardá-las até a plena fermentação, superando o que é provisório...

DSC04415Chegou o tempo de guardar a novidade com criatividade, para que conserve o sabor genuíno da bendita fecundidade de Deus.

Santa Maria, mulher do vinho novo, guarda em nós o desejo de proceder em obediência à novidade do Espírito, reconhecendo o sinal da sua presença no vinho novo, fruto de vindimas e de novas estações. Torna-nos dóceis à sua graça e ensina-nos a fazer aquilo que Cristo, teu Filho, nos disser (cf. Jo 2,5)”. Da conclusão do documento acima citado.

Finalizando nosso encontro celebramos na fraternidade, o dom da vida de nossas Irmãs aniversariantes do primeiro semestre deste ano. Foi mais um momento bonito, de descontração e confraternização da Vida Religiosa do núcleo Santana.

Lourdes Meller Bonapaz é Missionária da Consolata em SP.