PARTILHAR A VIDA TAMBÉM É EDUCAR

 

 Com olhos fixos e corações unidos em verdadeira sintonia, bebemos na fonte do verdadeiro amor aos irmãos, a Missão!

Por Fátima Manoela

foto69Seguindo os passos do Bem-aventurado José Allamano que nos ensina: “Uma comunidade que permanece unida realizará grandes obras”, o Colégio Consolata, representado por nossa Orquestra de Câmara, alunos do Grupo de Vivência Solidária, o GVS, educadores e Irmãs da nossa comunidade educativa, realizou na manhã do dia 30 de setembro, a tradicional visita às Irmãs Missionárias da Consolata residentes na Casa José Allamano, em São Miguel Paulista, SP.

Foi a admiração que nutrimos por essas queridas Irmãs e a gratidão por tudo o que representam para a nossa Família Educativa que nos motivou nessa significativa Ação Missionária.

foto22Todos os visitantes foram unânimes em afirmar que esta foi uma manhã inesquecível pela singeleza de cada detalhe e de cada expressão de carinho oferecido. Desde a calorosa recepção, fomos tomados por grande emoção. Perceber a alegria explícita em cada rosto e a delicadeza de cada gesto fez com que nossos corações transbordassem em festa.

Emoções que só sentimos em família. Gerações que se unem em torno de uma mesma Mãe, Nossa Senhora Consolata! Estávamos em casa!

Os alunos do Colégio Consolata demonstraram surpresa e encantamento a cada porta que se abria e que lhes apresentava mais membros dessa família tão especial. Eles abraçavam e cumprimentavam como se há muito conhecessem cada um daqueles anjos que sorriam vindos de todos os lados.

É, na verdade eles conheciam sim! Eram as Missionárias da Consolata sempre presentes em nossas preces e reflexões solidárias.

foto53Não podendo ser diferente, iniciamos em oração, seguindo os passos de Jesus e do Bem-aventurado Allamano, que há muito sonhou com essa linda Família Missionária. Na singela prece consagramos nossas vidas à Mãe Aparecida, por ocasião do Jubileu de 300 anos. Depois dos mimos oferecidos e das homenagens, fomos brindados por uma solene apresentação da Orquestra de Câmara, regida pelo Maestro Marcelo Bonvenuto, com participação especial do profº Marcus Vinícius de Almeida.

Mas, o melhor ainda estava por vir, algumas de nossas anfitriãs partilharam conosco experiências de vida que emocionaram a todos. Com olhos fixos e corações unidos em verdadeira sintonia, bebemos na fonte do verdadeiro amor aos irmãos, a Missão!

Consideramos uma grande bênção a presença das Irmãs da Casa Allamano em nossas vidas e na vida da grande comunidade local, uma vez que, coroando nossa visita, tivemos a oportunidade ímpar de conhecer os projetos sociais, desenvolvidos por elas no Centro Social “José Allamano” que fica no mesmo quarteirão.

Nossa gratidão a Deus e à Comunidade da Casa Allamano por nos acolherem com tanto carinho, pelos bons sentimentos conosco partilhados e pelo exemplo de vida que cada Missionária da Consolata nos ofereceu.

Que recebam também nossos votos de bênçãos e preces para que nossa Mãe do Céu cubra a cada uma com seu manto de amor!

Encerramos recordando mais um dos importantes ensinamentos do Bem-aventurado José Allamano:

“Como é belo viver juntos, em íntima união, como irmãos e irmãs numa mesma casa, formando uma só família”.

Fátima Manoela é profª e coordenadora da Pastoral do Colégio