Vida consagrada em foco

Eis que estou fazendo uma coisa nova

Por Anair Voltolini

Aconteceu em Brasília a 24ª Assembléia Geral Eletiva da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil). De 11 a 15 de julho de 2016 estiveram reunidos cerca de 600 Religiosos Consagrados (Irmãs, Irmãos, Padre e Leigos) dos Institutos no Brasil.

ASSEMBLEIA CRB 1233O tema que orientou a preparação e a realização da Assembléia foi: VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA EM PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO. A Palavra de Deus inspiradora de toda a caminhada e assumida como lema foi o maravilhoso texto de Isaías 43,19: “Eis que estou fazendo uma coisa nova”! O texto bíblico continua: “Vocês não estão vendo?”. Toda a reflexão, oração, partilha e as propostas de vida elaboradas e assumidas como horizonte e prioridades de ação refletem a confiança, a ousadia e a profecia que esta Palavra suscitou e refortaleceu no coração da Vida Consagrada em assembléia.

A alma de todas e todos vibrou em ação de graças ao ouvir a relação de vida e de missão que a CRB e toda Vida Religiosa vai fazendo acontecer na Igreja no Brasil. Com coragem e esperança assumimos de continuar, intensificar e re-significar nossa presença à luz da essencialidade da Vida Consagrada na Igreja: ser PROFECIA. Queremos viver uma mística encarnada – pés no chão com nossa gente; uma Missão criativa, inserida na realidade, em saída, na comunhão e participação de Carismas – somando forças e potencializando a proximidade e a solidariedade com os mais pobres.

Podemos afirmar que o projeto é de Deus – “Eis que estou fazendo uma coisa nova!”.  É Deus que recria de novo para novas respostas e propostas, diante de novas situações; cabe a nós tirarmos as cataratas espirituais que nos impedem de ver o NOVO que está surgindo. É preciso perceber o Espírito movendo-se em novas direções.

24 Assembleia Geral da CRB._Brasília _ Jaime C. PatiasUma das finalidades da Assembléia foi eleger a nova Coordenação da CRB. Agradecemos muito a Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, MAD, que aceitou mais um triênio na Presidência da Conferência. Agradecimentos vão também para toda a direção eleita, pela grande disponibilidade e amor com que aceitou mais esse serviço.

Muitas foram as manifestações de gratidão e reconhecimento à Diretoria cessante pelo trabalho realizado com dedicação, qualidade e co-responsabilidade.

Outro momento bem significativo desses dias de Assembléia foi também o envio missionário de uma comunidade Intercongregacional como nova presença missionária na Diocese de Pemba em Moçambique, África. É este um sinal bem concreto e visível de comunhão e solidariedade da Vida Consagrada no Brasil e de compromisso com a Missão da Igreja – em saída, no dizer do Papa Francisco - para encontrar, anunciar e testemunhar o Evangelho da misericórdia e do amor com os mais pobres e necessitados.

Ir. Anair Voltolini MC, é Superiora Regional no Brasil.
EtiquetasDestaque