RETIRO COM MARIA

Todo o retiro foi centrado nas SETE ALEGRIAS DE MARIA

Por Virgiliana Moratelli

Na semana de 28/11 a 04/12 um grupo de Irmãs da Consolata, das Comunidades de São Paulo e outras de passagem, vindas das Missões Ad Gentes, fez seu Retiro anual em nossa Casa Regional. O retiro foi orientado pela Irmã Inês da Costa Camargo, ftos, membro da Coordenação da CRB de São Paulo.

Todo o retiro foi centrado nas SETE ALEGRIAS DE MARIA, apresentado com simplicidade e competência pela irmã Inês e aprofundado, rezado e contemplado pelas retirantes.

DSC040721ª Alegria- a Anunciação – Maria sente- se agraciada por Deus e exulta de alegria.

2ª- Encontro com Isabel – O SIM a Deus a levou ao “eis-aqui” para a pessoa em necessidade. Maria é visita para o outro.

3ª- Explosão do Magnificat – canta as maravilhas nela realizadas.

4ª- Nascimento de Jesus - Maria exulta de alegria no nascimento do Salvador. A estrebaria torna-se o palácio do novo e eterno Rei.

5ª- Alegria de Maria na Missão de Jesus. Alegra-se ao ver Jesus anunciando o Reino, curando doentes, formando discípulos.

6ª- Euforia da ressurreição. Alegria do encontro com seu filho ressuscitado.

7ª- Pentecostes. – Presença de Maria no cenáculo na vinda do Espírito Santo que reúne o povo de Deus além das fronteiras...

Foi uma grande graça iniciar este tempo de Advento com Maria, na sua caminhada de alegrias, de incertezas e de fé, muito parecida com a nossa.

O Sim de Maria tornou-se espaço aberto possibilitando o Filho de Deus estabelecer sua tenda entre nós. Na reflexão sobre o Sim de Maria refiz a linda experiência do meu chamado à vocação missionária entre as Irmãs da Consolata, para as missões além fronteiras. Brotou dentro de mim um profundo hino de ação de graças e alegria em ter sido agraciada por Deus tornando-me instrumento para o anúncio do seu Reino.

Revivi toda a minha caminha missionária feita com total doação a Deus e aos irmãos; seja nas escolas ou nas missões Ad Gente, em particular no Moçambique, procurando ser luz para os que viviam nas trevas por não conhecer Jesus, a verdadeira Consolação e luz do mundo.

Obrigada Senhor pela graça da vocação a que fui chamada. Sim, me olhaste e me chamaste pelo nome, para ser instrumento de Consolação para muitos, como Missionária da Consolata.

Nesta reflexão, senti em mim muita alegria e consolação por ter respondido positivamente ao chamado e pedi a Jesus que olhe ainda hoje e chame jovens que tenham a coragem de responder com generosidade o seu Sim a Deus e aos irmãos, como missionária, missionário, leigo comprometido com o Evangelho no Ad GENTES.

Virgiliana Moratelli é Missionária da Consolata, SP