HISTÓRIA DO SANTUÁRIO DE N. S. CONSOLATA NA INGLATERRA

O primeiro Santuário em honra a Nossa Senhora estabelecido na Inglaterra

 Do Site do Santuário

 Introdução

shrine ConsolatO primeiro Santuário em honra a Nossa Senhora estabelecido na Inglaterra desde antes da Reforma se encontra em “West Sussex a poucas milhas, ao sul de “Horsham” perto da estrada A24 de Londres a Worthing: O Santuário de N. S. Consolata.

Uma Igreja imponente, construída numa área rural isolada, mais parece um contra senso, mas a razão para sua existência vai muita além na história.

Em primeiro lugar pela família “Caryll” –(uma família antiga do lugar, que possuía muitas terras, - Católicos verdadeiros e devotos, de Sussex).

Em segundo lugar, pela quantidade de sacerdotes que, apoiados pela família Caryll, fizeram sua parte conservando a fé católica viva, durante o tempo da reclusão, por seus cuidados à Missão de West Grinstead. De fato as Missas eram celebradas neste lugar durante todo o tempo difícil da reclusão, e isso, fez com que, Monsenhor Jean-Marie Denis, tomasse a decisão de estabelecer aqui este Santuário em honra a N. Senhora e em agradecimento pela restauração da fé católica na Inglaterra.

 A família Caryll

No reinado de Elizabeth I os “Carylls” moravam perto da paróquia de Shipley, em Benton – uma imponente casa colonial, que ainda existe e também em West Grinstead Park, uma casa muito antiga que não existe mais. A famosa família de fazendeiros possuía muitas casas e fazendas na vizinhança, como também em outras partes de Sussex e Hampshire. Eles eram conhecidos como apoiadores da “velha religião”, acolhiam e protegiam os sacerdotes, muitos dos quais, disfarçados de empregados, atuavam como capelães da família, particularmente em West Grinstead Park.

A Casa do Padre

Não é muito fácil precisar a data, da assim chamada, “Casa do Padre”. Ela pertencia aos Carylls, como parte das terras de West Grinstead; pode muito bem ser que já existisse antes da metade do século XVI.

2310670_5b4c1b4dNo início, uma pequena casa de campo com somente um cômodo em cada piso. Sacerdotes moravam ali disfarçados de empregados, (pastores). Embaixo da cobertura de capim, a família Caryll providenciou um palheiro onde continha uma pequeníssima sala escondida, que servia como “capela secreta”. Mais dois esconderijos (buracos dos padres, assim chamados) foram construídos dentro do enorme respiro da chaminé que sustentava o centro da palhoça.

A palhoça original e a capela teriam sido bem diferentes da que existe hoje. Com certeza embaixo do teto, o palheiro teria sido sem janela e com acesso através de uma escada vertical colocada do chão ao piso superior da casa.

Foi na metade do século XVIII que a pequena sala foi arejada e a capela que existe hoje construída.  Ao mesmo tempo, a “casa do Padre” teve maior extensão, de fato 75% da casa foi adicionada no século XVIII.

Esta casinha, conhecida como “casa do padre”, é a mais antiga construção que abrigou o clero Católico, na Inglaterra. Ela ficou conhecida como casinha da floresta, um lugar seguro onde sacerdotes e seminaristas podiam encontrar, não só acolhida pelos católicos, mas também a possibilidade de esconderijo caso, a milícia ou oficiais os perseguissem. O rio Adur que passa a meio quilômetro ao sul, era muito usado pelos viajantes entre Londres e o Continente. Não se tem evidência de que algum sacerdote tenha sido capturado em West Grinstead (o fato de que a mesma Casa sobreviveu aos tempos é prova disso); mas não podemos falar com certeza da quantidade de sacerdotes que usou esta casa como refugio. Não foram encontrados recordes, pela mesma razão de segurança e anonimato.

Depois da perseguição e execução que seguiu a conspiração de Titus Oates em 1680, a pena de morte para os sacerdotes foi finalmente removida. No entanto, multas e taxas aos católicos foram redobradas e todos os direitos civis foram retirados deles. A maioria das famílias católicas se conformou com o estado, mas não os Carylls, que permaneceram fiéis à sua religião e à monarquia. Como resultado eles eram constantemente hostilizados e consequentemente se tornaram empobrecidos, perdendo suas casas e terras.

 A venda de West Grinstead Park

John Caryll (o sétimo deles) acompanhou James II para a França. No exílio ele se tornou o Secretário da Rainha Mary, esposa do rei James de quem recebeu o título de Lord Caryll. Eventualmente o título foi para seu sobrinho John Baptist, o último Lord Caryll. Ele foi quem em 1754, tendo perdido muito de sua fortuna, principalmente por fidelidade à sua religião, vendeu West Grinstead Park por 6.000 Libra Esterlina. Porém, antes ele doou a “casa do padre” para a Igreja Católica através do Bispo Richard Challoner (1691-1781) para que as Missas continuassem sendo rezadas para as pessoas da localidade. O próprio Bispo Challoner fez visita a West Grinstead Missão em 1741e encontrou 80 Católicos na Missa, que foi celebrada na sala superior da “casa do Padre” que tinha sido alargada; os fiéis continuaram se reunindo na área que hoje tem duas salas na frente da casa.

 O fim da Penalidade

2310668_38b5096cCom a saída da família Caryll e seus padres Franciscanos, os padres emigrantes Franceses, que fugiam da Revolução Francesa, serviam a Missão. Foi durante este tempo no início do século XIX que o catolicismo em West Grinstead esmoreceu. (Razão, dificilmente um estrangeiro que não falasse bem inglês poderia ter sucesso com o povo de Sussex). A paróquia estava enfraquecida quando Monsenhor Jean Marie Denis foi nomeado como pároco em 1863. Ele era da área britânica da França. Encorajado pelo Bispo de Southwark, Thomas Grant e depois dele, Bispo James Dannell, ele reavivou West Grinstead de modo que, ela se tornou novamente uma força viva na história da Igreja Católica de Sussex. Logo após a chegada de Monsenhor Denis, Bispo Thomas Grant fez uma Visita Pastoral a West Grinstead; e mesmo com a diminuição de membros, o bispo fez grande encorajamento a ele quando disse: “Esta Missão nada tem a temer – ela já viu piores tempos. Ela tem protetores no céu e você irá ver em West Grinstead coisas que irão surpreender você”.

Inspirado pelo seu bispo, Monsenhor Denis iniciou imediatamente as melhorias. Naquele mesmo ano, 1863, ele abriu a escola para crianças pobres numa estrebaria de madeira atrás da casa. Pelo ano 1868, o número aumentou tanto dos oito que iniciaram, sendo necessário usar a cozinha para acomodá-los. Em 1871 o responsável da Educação pensou que seria necessário construir uma escola maior e de imediato começaram chegar doações e a nova construção pode então abrigar mais de 100 alunos.

West Grinstead no século XX

The Secret chapelEm 1900 quando Monsenhor Denis morreu deixou uma paróquia bem estabelecida, com uma escola crescendo dia-a-dia em número de alunos, um convento e uma organização regular e florescente de peregrinações a este lugar.

Em 1965 a Arquidiocese de Southwark foi dividida e o Santuário de Nossa Senhora Consolata se tornou parte da nova Diocese de Arundel e Brighton. Mesmo que as peregrinações anuais de Southwark terminaram, outras peregrinações, grandes e pequenas, continuaram durante os meses do verão. Então mais uma vez, um florescer constante de peregrinos chega a West Grinstead para fazer seus pedidos no Santuário e no altar histórico da “capela secreta” localizada na “Casa do Padre”.

 O Santuário

2310671_5c86a30eEmbora a história desta Missão Católica vá além dos dias de Henry VIII e a separação de Roma, Monsenhor Jean-Marie Denis estabeleceu a Igreja-Santuário de Nossa Senhora Consolata de West Grinstead somente nos anos de 1876. Seus esforços foram inicialmente em angariar os fundos necessários na localidade, mas também na França, Bélgica e Holanda. Assim, no final do século XIX foi terminada a construção em estilo gótico que hoje existe.

405px-Our_Lady_of_Consolation_Grinstead_Great_BritainNo momento de escolher o título para o Santuário Monsenhor Denis tinha decidido que seria melhor escolher um título, que fosse bem conhecido no Continente, para que desde o início desfrutasse de seus privilégios, orações e bênçãos. Na época, poucos títulos eram venerados desde muito e universalmente famosos como o da CONSOLATA em Turim.

Então foi este título de Nossa Senhora Consolata (também bem conhecido na Pré-Reforma da Inglaterra), o escolhido.

O Santuário de West Grinstead foi associado deste modo como verdadeira extensão do de Turim, mas separado dele pelo seu título, Nossa Senhora Consolata de West Grinstead, fundado pelo Papa Leão XIII e com a aprovação Episcopal do Bispo Grant. A cerimônia de coroação foi realizada diante de uma grande multidão de peregrinos no dia 12 de Julho de 1893 pelo delegado do Papa, Bispo Butt, representando o Vaticano e Papa Leão XIII.

 O Seminário inicia em 1889

Com a chegada de Mgr. Denis, o número de paroquianos aumentou; e em 1887, Padre Francisco Bourne foi nomeado para ajudá-lo. Este, mais tarde tornou-se o famoso Cardeal Arcebispo de Westminster. Ele permaneceu por dois anos trabalhando principalmente com os meninos do orfanato. Foi nessa época que quase todas as Dioceses começaram a criar o seu próprio seminário. Bispo Butt, nomeou o P. Bourne para ser o primeiro Reitor do próprio seminário em 1889. Os meninos já tinham começado a formação para o sacerdócio com o P. Bourne e três deles formaram o núcleo do primeiro seminário. O treinamento começou na “casa do padre” em West Grinstead, embora tenha se mudado depois de dois anos à outra propriedade doméstica maior na aldeia vizinha de Henfield, onde permaneceu enquanto o seminário de Wonersh estava sendo concluído. No entanto, como os primeiros seminaristas e o primeiro reitor vieram de West Grinstead, pode-se dizer que a ”Casa do Padre” foi o berço do presente seminário de S. John. Nossa Senhora Consolata de West Grinstead, rogai por nós.

Traduçao do Inglês - Lourdes Bonapaz, Missionária da Consolata.