ASSEMBLÉIA DA CRB-ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

Assembléia anual dos NÚCLEOS da Arquidiocese com um tema bem Mariano em vista dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul.

 

Por Lourdes Meller Bonapaz

Neste último sábado 17 de junho realizou-se na sede da CRB, SP a Assembléia anual dos NÚCLEOS da Arquidiocese com um tema bem Mariano em vista dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul.

Padre Rubens Pedro Cabral, omi, Coordenador do Regional SP, fez uma calorosa acolhida aos/as participantes vindos dos Núcleos Lapa, Sé, Belém, Santana, Ipiranga e Brasilândia somando mais de cem pessoas.

20170617_092737Dom Sergio de Deus Borges, Bispo auxiliar de Santana, nos surpreendeu com uma visita de apoio e incentivo à Vida Religiosa, já que foi recentemente nomeado Bispo referencial para a Vida Religiosa Consagrada da grande São Paulo e nos abençoou.

Na sequência, Padre Rubens, nos apresentou então o tema do dia:

Maria mulher peregrina que caminha guiada pelo Espírito Santo – Ícone da Igreja peregrina.

Maria está sempre em movimento, em peregrinação desde a Anunciação até a cruz com seu Jesus. Maria inquieta e reflexiva, que se pergunta e se questiona. Como será isso se não conheço homem? E com o SIM responde: Será como Deus quiser. Ela caminha apressadamente para superar distâncias, perigos, tempo, fadiga, etc. Com isso guarda muitas coisas boas no seu coração.

Como Vida Religiosa Consagrada, somos convidados/as a aprender com Maria. Ao sinal do anjo. Maria saiu apressada e foi um sinal de esperança para toda a humanidade. (Lumen Gentium 68)

Do “sim” ao “magnificat”, enquanto caminha apressadamente, desencadeia-se dentro dela um itinerário interior de fé que vai da adesão dócil do “sim” à explosão alegre do “Magnificat”; do ser visitada por Deus, ao ser visita de Deus para os outros, Maria inaugura o estilo de Deus, o estilo de “sair”, o estilo de serviço, de rebaixamento, de solidariedade para com quem tem necessidade.

O amor terno de mãe, expresso no momento do nascimento, acompanhará o Filho em todas as fases da vida. “Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e dos homens. (Lc 2, 52) Mãe e Filho crescem juntos no apoio recíproco para realizar o desígnio do Pai. Maria tornou-se Mãe de Deus porque acreditou no cumprimento das palavras do Senhor. (Lc 1,45)

Em Caná, Maria assume um papel profético. É “porta-voz” da vontade de Deus. As frases pronunciadas por Maria: “Não têm mais vinho!” (Jo, 2,3) e “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo, 2,5), realçam esta dimensão profética.

20170617_154412Desde o “Eis que conceberás um Filho” até “Eis o teu Filho” é uma longa peregrinação de fé, Maria fez um caminho de crescimento e de amadurecimento na sua maternidade, vivendo toda uma gama de sentimentos maternos. A Mãe, que iniciou Jesus no seu caminho terreno, acompanha agora a Igreja no seu peregrinar no mundo e na história.

Terminada essa brilhante colocação sobre Maria, a palavra foi dada ao Irmão Auristênio Batista Bandeira isc, membro da coordenação, que nos apresentou as prioridades da CRB Nacional e Regional para reavivar nosso compromisso assumido.

Após uma parada para o almoço compartilhado, celebramos a Eucaristia, alimento e força em nosso caminhar e testemunhar uma vida de doação.

No finalzinho da Missa, Dom Odilo Pedro Scherer também nos surpreendeu com uma visita relâmpago e nos fez um apanhado rápido sobre a Arquidiocese, solicitou nossa oração e participação no Sínodo Arquidiocesano apenas iniciado e concluiu dando-nos sua bênção. Deixou ainda o convite para a Peregrinação e a segunda parte da Assembléia, em Aparecida do Norte, dia 03 de setembro próximo.

No fim da tarde retornamos para casa apressadamente, com o coração alegre e aberto para nosso serviço solidário e profético, na Igreja e no mundo.

Lourdes Meller Bonapaz é Missionária da Consolata