MISSIONÁRIA DA CONSOLATA INFLUENTE

Eugénia Bonetti, irmã missionária da Consolata,

Eugénia Bonetti, irmã missionária da Consolata, foi incluída numa lista elaborada pela prestigiada estação pública britânica BBC de 100 mulheres mais influentes e inspiradoras de todo o mundo. Uma lista agora divulgada e que inclui activistas, artistas, cientistas e tantas outras mulheres inspiradoras.

A BBC justifica a escolha da Ir. Bonetti com estas palavras:

FB_IMG_1733440877589“A irmã Eugenia Bonetti ajudou a administrar mais de 100 abrigos e a estabelecer uma rede de irmãs missionárias consagradas na África para apoiar mulheres migrantes vítimas de exploração e tráfico humano.

Ela passou muitas noites a ajudar mulheres que tinham sido forçadas a se prostituírem em Roma — e tornou-se presidente da Slaves No More (Escravos nunca mais), uma organização que promove a conscientização sobre o tráfico humano.

Bonetti foi missionária no Quénia durante mais de 24 anos, e ajudou a capacitar autoridades em vários países para desenvolver iniciativas de combate ao tráfico.

Ela foi convidada pelo Papa Francisco a escrever os textos da Via Sacra de 2019 [no Coliseu de Roma], uma devoção anual importante para os católicos que marca a Sexta-feira Santa no Coliseu.”

A irmã Eugénia Bonetti – lembramos -, tem dedicado grande parte da sua vida a lutar contra o tráfico de seres humanos. Criou uma rede internacional de apoio às vítimas de escravidão e exploração sexual e já conseguiu resgatar milhares de mulheres das mãos dos traficantes

Deixamos link (no primeiro comentário a este post) para a edição digital de outubro de 2019 da revista Fátima Missionária. Esse número da revista contém uma entrevista que o padre Albino Brás fez à irmã Eugénia (ver páginas 14 a 16).

No final da entrevista foi perguntada se não temia a fama, pelo facto de ter recebido já numerosos prémios por parte de numerosas instituições, e de ter sido recebida por tantas pessoas famosas. A resposta dela foi desconcertante: “Esses prémios e encontros nunca me ‘afetaram’ pessoalmente, mas sempre foram usados para dar maior visibilidade ao problema e encontrar colaboração para podermos gritar juntos: ‘Nunca mais escravos e escl avagistas, mulheres exploradas e exploradores’, e C. Esta é a minha missão hoje, já não na África, mas nas estradas do mundo, ao encontro de tantas pessoas necessitadas de humanidade”.

#eugeniabonetti #irmaeugeniabonetti #soreugeniabonetti #missionariasdaconsolata #consolata